Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Carga horária de professores da rede municipal sofre alteração

Secretaria Municipal de Educação afirma que mudança atinge apenas parte do Ensino Fundamental

Marcus Wagner

A Secretaria Municipal de Educação (SME) confirmou nesta terça-feira (01) que a carga horária das aulas remotas para o primeiro segmento do Ensino Fundamental sofrerá alteração com o objetivo de permitir que toda a rede termine o ano letivo ainda em 2020. A proposta foi criticada por sindicalistas que apontaram “falta de transparência” e que a decisão não foi democrática, pois não teria sido amplamente debatida com a comunidade escolar e geraria sobrecarga aos profissionais, porém a SME garantiu em nota que a medida tem o respaldo do Conselho Municipal de Educação e segue todas as normas vigentes.
“O que foi proposto está de acordo com a Deliberação 21/2020, do Conselho Municipal de Educação, que normatiza e regula as atividades de ensino remoto emergencial. Com o decorrer do tempo, a SME identificou a necessidade de fazer ajustes nas rotinas e foi o que aconteceu com somente o primeiro segmento do Ensino Fundamental. Para que toda a rede termine no mesmo período, ainda em 2020, foi necessário ajustar, dentro da carga horária regular do professor, mais 30 minutos no tempo do professor com o aluno e acrescentar mais 30 minutos nas atividades realizadas pelos alunos remotamente. Isto está claro na consulta”, destaca a nota do secretário. “

Denúncia do Sepe
A direção do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ),  divulgou a decisão da Secretaria Municipal de Educação em sua página no Facebook, afirmando que não participou deste processo de decisão:  “Para nossa surpresa, recebemos hoje, em caráter de denúncia, mensagem do Secretário de Educação Álvaro Chrispino trocada com as direções de escolas, em que ele afirma que alterará a carga horária dos profissionais do magistério e também da interação deles/delas com os estudantes para fechar o ano letivo de 2020 neste mesmo ano. Há total desacordo com essa prática da SME visto que ela não se fez de forma democrática e transparente, não houve discussão ampla com a comunidade escolar, da qual fazem parte, além das equipes diretivas, responsáveis de alunos e demais profissionais da educação”. 

Secretaria de Educação rebate acusações
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação afirma que “o SEPE não tem que ser consultado em questões internas da SME ou rotinas escolares, decorrentes de determinações do Conselho Municipal de Educação”.  A nota ainda critica duramente a postura dos sindicalistas: “A SME tem observado que o SEPE é sistematicamente contrário a qualquer proposta apresentada pela Secretaria, inclusive àquelas que resultam de ampla consulta à Comunidade Escolar. Isso pode ser comprovado por meio das Atas do Conselho Municipal de Educação, onde possuem representantes. Foi assim desde o Plano de Ação para as atividades remotas até as rotinas de atividades realizadas pelas escolas”.

Impacto sobre o aprendizado
Além de cobrar o debate com a comunidade escolar, outras questões levantadas pelo Sepe foram dificuldades e prejuízos que poderiam impactar o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos. “Para os estudantes que não possuem acesso à internet e para aqueles que, por algum outro motivo, não estão mais acessando as atividades remotas, o prejuízo é muito maior. Será um desastre educacional em que se acentuará a desigualdade entre aqueles que podem pagar por educação de qualidade, mesmo que remotamente, e os estudantes das escolas públicas”, enfatiza o texto do Sepe.
Por outro lado, a SME refutou essa possibilidade: “A proposta aplicada alcança alunos que podem usar internet e oferece condições ao demais por meio de material impresso. O SEPE sabe disso porque tem representantes no Conselho Municipal de Educação, que aprovou as propostas e acompanha as realizações”.
Sobre o aumento de carga horária a SME alega que: “Todas as rotinas estão respeitando a legislação e estão respaldadas na Legislação Educacional para a excepcionalidade da pandemia da COVID-19”.

Demais segmentos sem alteração
A respeito da queixa de professores que não terem sido consultados, a secretaria alega que apenas os profissionais de outros segmentos não tiveram participação porque não serão afetados: “A Secretaria acredita que devem ser aqueles (professores) dos anos finais do Ensino Fundamental ou da Educação Infantil, cujas atividades alcançam o mínimo obrigatório e, por isso, não fazem parte da consulta”.

Aulas presenciais sem previsão de retorno
Outro ponto que a SME abordou foi que o debate prometido com a comunidade escolar foi a respeito do retorno das aulas presenciais, algo que deverá ocorrer ainda: “Talvez o SEPE esteja confundindo o processo pedagógico em andamento com o grupo intersetorial que discutirá as condições necessárias ao retorno das aulas ou ainda com a discussão necessária quando for estipulado o calendário do retorno às aulas. Os professores interessados em mais explicações, além das apresentadas, devem procurar seus representantes no Conselho Municipal de Educação. O que trata do pedagógico foi, é e será debatido com a comunidade escolar. O que trata do retorno às aulas presenciais, que a SME afirma não haver data determinada, será iniciado em breve”.   

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE