Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Caravana do Trabalho chega a Teresópolis com mais de quinhentas vagas

Estacionada na Praça Olímpica, Carreta do programa inscreve jovens em cursos de qualificação profissional

Anderson Duarte

Semanalmente nossa reportagem acompanha as vagas oferecidas pelas mais diferentes entidades, empresas e por nossas publicações no caderno de classificados, no mercado de trabalho teresopolitano. Mesmo com a severa crise do emprego em nosso país, com uma população de desempregados superior a de muitas nações pelo mundo, alguns pontos de trabalho acabam por se repetir a cada mês, reflexo direto e impiedoso da ausência de mão-de-obra especializada para preencher tais postos. A falta de qualificação e ensino técnico profissionalizante, leva a cidade a ter que importar muitos dos seus talentos que poderiam estar sendo lapidados e se desenvolvendo em nosso município. Mas essa realidade, se depender da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária da gestão Claussen, está com os dias contados, sobretudo em meio a juventude e no segmento do primeiro emprego. Amanhã, 07, a Carreta da Caravana do Trabalho vai estacionar na Praça Olímpica para inscrever pessoas que quiserem fazer um curso com a chancela da UNIRIO e do Ministério do Trabalho, inteiramente gratuita.
O Secretário da pasta, Vinicius Oberg, que recém assumiu o desafio proposto por Claussen, enxerga na ação, uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir novos conhecimentos e ingressar no mercado, seja para a primeira oportunidade ou na busca pela recolocação. “Atrair cursos mais qualificados é uma orientação do Prefeito Vinicius Claussen, já que Teresópolis não tem um Campus de Instituição Federal. Essa aproximação é muito importante para a juventude porque abre inúmeras possibilidades. Acreditamos que cuidando bem da qualificação da nossa juventude, oferecendo um ensino de maior qualidade e mais atrativo para esses jovens, teremos um índice de evasão e de despreparo técnico muito baixo. Todo jovem quer estudar e se aprimorar, acontece que as vezes o poder público não oferece essa oportunidade a ele, e isso nós pretendemos mudar”, disse Oberg em entrevista ao programa Jornal Diário na TV desta quarta-feira, 05. Segundo o secretário, jovens com mais de quinze anos e que desejam melhorar suas chances no mercado de trabalho terão essa oportunidade especial a partir de amanhã.
São 540 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing e não há pré-requisito de escolaridade para o participante, apenas que seja maior de quinze anos. O atendimento durante todo o dia até as dezessete horas. De acordo com Vinicius Oberg também existem vagas para professores e monitores. “A Caravana do Trabalho também tem vaga para professores, ou seja, através de contratação pela UNIRIO, estão sendo ofertadas vagas para docentes em Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Trabalho e Cidadania, para ministrar oitenta horas do módulo básico dos cursos e monitores. Ao todo, são duzentas horas de aulas, divididas entre módulos básico e técnico. Mas é importante dizer que essas vagas são limitadas e a inscrição para o processo seletivo é feita pela internet sendo amanhã a data limite para tal”, enaltece Oberg.
O Projeto Caravana do Trabalho, programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis. A proposta é democratizar e expandir a qualificação social e profissional nas áreas de difícil acesso, através de modos alternativos, como os itinerantes, de qualificação social e profissional. Os participantes receberão material didático e uniforme gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho. As aulas acontecerão à noite no CEROM, no coração do Bairro de São Pedro, e na Escola Municipal Francisco Maria Dália, no terceiro distrito, em Bonsucesso. O projeto oferece duas formas de inscrição: na carreta do projeto ou pela internet, através do site www.caravanadotrabalho.org.br. A confirmação da matrícula é presencial, mediante apresentação de documento com foto. Oberg chegou na semana passada ao cargo, em substituição a Marcos Jaron, que ocupava a pasta interinamente e que continuará como titular da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg Guedes, informou que assume com a determinação de garantir mais oportunidades aos trabalhadores e empreendedores de Teresópolis. “Recebi, como missão do Prefeito, o desafio de acelerar o crescimento econômico da cidade, com foco na geração de novas oportunidades para população. Também queremos fortalecer nossas vocações, além de estimular novos setores, como a “economia criativa” e empresas ligadas a tecnologia”, pontuou. Vinicius Oberg tem 32 anos, é graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Empreende no segmento de comunicação há mais de 10 anos, onde já realizou diversos projetos ligados ao público jovem. Também é conselheiro do MercoSerra, agência de negócios da Região Serrana, e mentor do Shell LiveWire, programa internacional de apoio ao empreendedorismo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE