Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Capacitação para auxiliar vítimas de violência doméstica

Projeto da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher atende profissionais de salões de beleza

Com mais de 90% da clientela formada pelo público feminino, os salões de beleza são os alvos do projeto “S.O.S. Tá na Mão”, lançado nesta quarta-feira, 23, pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, no Espaço Qualivita, na Várzea. Com o lema “Diga NÃO a qualquer tipo de violência contra a mulher”, o projeto consiste na capacitação dos profissionais destes estabelecimentos. A proposta é que eles sejam multiplicadores de informação junto ao seu público, divulgando os contatos dos órgãos de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade e emergencial. “Caso tenha conhecimento de alguma mulher que sofre violência doméstica, a clientela poderá facilitar o acesso dessa possível vítima aos canais de atendimento. Para isso, produzimos e distribuímos, nos salões de beleza, capas com lixas de unha contendo mensagem e os números dos telefones dos órgãos de acesso ao socorro feminino”, explica Margareth Rosi, secretária dos Direitos da Mulher.
Durante a formação, é feita palestra de conscientização sobre os tipos de violência contra as mulheres, bem como seus direitos. “É um projeto pioneiro. Precisamos agir e ampliar nossas ações, pois muitas mulheres clamam por socorro, sofrendo em silêncio por não saberem onde pedir ajuda”, avalia Margareth Rosi.

“S.O.S. Tá na Mão”
A capacitação dos profissionais dos salões de beleza é voltada para que eles estejam aptos a perceber quando uma cliente sua está sofrendo violência doméstica. Os encontros acontecerão um por estabelecimento com duração de aproximadamente 2h, com exposição oral, dinâmicas e troca de experiências. Esses encontros são agendados com os salões individualmente atendendo a agenda da Secretaria dos Direitos da Mulher e deles próprios. A proposta é que, com essa capacitação, os profissionais estejam preparados para não só perceber, mas também abordar a sua cliente que necessite de ajuda.
O projeto também será divulgado nos eventos sociais da Prefeitura, como Operação Prefeitura Presente, em palestras, inaugurações, atividades da Secretaria dos Direitos da Mulher, etc. A Secretaria dos Direitos da Mulher disponibiliza atendimento com assistente social, jurídico e de apoio à mulher. Funciona no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, antigo Fórum (Av. Lúcio Meira, 375, sala 201 – Várzea). Os telefones para contato são 2742-1038 e 98805-4391.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE