Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Candidatos ao Senado participam de entrevista no DIÁRIO

Eduardo Lopes e Cesar Maia fazem campanha em Teresópolis e pedem maior participação da população nas urnas

Anderson Duarte

Duas candidaturas ao Senado Federal por nosso estado estiveram nos estúdios da Diário TV esta semana e participaram da série de entrevistas promovida pelo Grupo Diário para oferecer espaço aos pleiteantes aos cargos de Senador e Governador do estado. Cesar Maia, do DEM e Eduardo Lopes do PRB, foram entrevistados nos estúdios do programa Jornal Diário na TV e responderam a questões sobre a atuação do cargo a que competem por uma vaga e também sobre o cenário de descrença e desilusão dos eleitores. O ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, que atualmente é vereador na capital fluminense é candidato ao Senado pela terceira vez. Já Lopes ocupa atualmente o cargo no Senado e busca sua primeira reeleição. Este ano os eleitores terão de escolher duas opções para o Senado.

O experiente político Cesar Maia, disse que caso seja eleito, pretende conseguir recursos para que sejam investidos em segurança pública e fiscalizar recursos destinados ao Rio. “Quero conseguir, na articulação nas três instâncias da federação ,trabalhar na área de Segurança, além de garantir que os recursos vinculados à saúde e educação sejam aplicados rigorosamente”. Outro ponto destacado pelo político é com relação a desburocratização do estado. “Hoje, em média, são necessários 80 dias para formalizar um novo negócio no país. No Rio de Janeiro, são 91 dias de espera. Precisamos agilizar e facilitar o processo de abertura de empresas para fomentar o empreendedorismo e a geração de empregos. Vamos alterar a legislação para disponibilizar um portal único na internet com vistas a unificar e agilizar os procedimentos de abertura de empresas”, explica.

Quanto a atuação do Senador, pergunta enviada por nossa audiência ao momento da entrevista, Cesar Maia disse: “O Brasil é uma República Federativa, por isso que tem Senado federal. Por isso cada estado tem três senadores independentemente de seu tamanho, e a função de um senador é representar seu estado e seus municípios. Em razão desta representação, pretendo, basicamente somar o Estado ao ajuste fiscal para ajudar o Rio de Janeiro a sair do buraco que se meteu e conseguir, na articulação nas três instâncias da federação, trabalhar na área de Segurança”, explica. O candidato ao Senado finaliza falando sobre uma das indústrias que ela mais acredita ser importante para o estado do Rio. “A indústria de jogos eletrônicos é uma das que mais cresce no mundo, promove inovação tecnológica e desenvolvimento científico. No Senado, quero apoiar o desenvolvimento dessa indústria através de lei que garanta a competitividade do setor”, finaliza.

​

Eduardo Lopes, candidato pelo PRB
Já o Senador Eduardo Lopes, do PRB, busca a sua reeleição através de propostas como o desenvolvimento e a geração de empregos nos polos industriais do Estado, assim como nas regiões estratégicas de desenvolvimento como a região Serrana. “Minha meta é desenvolver os polos e qualificar a população para trabalhar neles. Aqui em Teresópolis, além do turismo, temos a indústria limpa, a tecnologia, a pesquisa como verdadeiras potencialidade nos esperando”, afirmou o senador, que já foi deputado federal do Rio de Janeiro e Ministro da Pesca e Agricultura. “O Senado é a casa revisora das leis brasileiras e existem projetos que nascem no Senado e vão para a Câmara dos Deputados para serem aprovados. Acredito que o senador possui uma importância muito grande para a população do Rio, já que defende o Estado em sessões no Congresso e busca angariar melhorias para os residentes nos municípios. Na minha opinião, o senador é a voz da população em Brasília e deve defender o seu Estado em todos os momentos. Existem nomeações que só podem ser feitas através dos senadores. Em relação a apresentar emendas, o senador tem a mesma força do governador do Estado, já que possui uma importância maior que os deputados federais neste quesito”, explica.
“Tenho projetos já apresentados voltados para o trabalhador, para os empresários e para pessoas com deficiência. Vou buscar entender o porquê dos juros abusivos, o que dificulta o crescimento das pequenas empresas no Brasil Vou procurar ajudar a desenvolver a economia do Estado, proporcionado melhorias para os lojistas, microempresários, que deixarão de ser abusados através de altas taxas. Além disso, eu defendo uma nova avaliação do pacto federativo e vamos envolver projetos que ajudarão no desenvolvimento dos municípios do Estado”, finaliza.

 

* O espaço para entrevistas para candidatos ao Senado, Governo do Estado e a Presidência está disponível aos demais pleiteantes que por ventura visitarem nosso município e desejarem fazer o uso do mesmo. Não estamos entrevistando candidatos a deputado, devido a grande quantidade de candidatos a estadual e federal

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE