Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha Outubro Rosa é lançada na Alerj

As atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, tiveram início na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (03).

As atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, tiveram início na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (03). “Nossa campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade, mulheres e homens, para essa doença perigosa, mas que pode ser combatida. Teremos uma exposição fotográfica e rodas de conversa com especialistas, abertos ao público”, diz a presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Mulher, deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).
Na cerimônia de abertura, balões cor de rosa foram soltos em frente ao Palácio Tiradentes, sede da Alerj, que também foi iluminado com a mesma cor. Houve apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros. Os deputados Ana Paula Rechuan (PMDB), Márcia Jeovani (DEM), Tia Ju (PRB), Daniele Guerreiro (PMDB), André Ceciliano (PT), Carlos Osório (PSDB), Tio Carlos (SDD), Dr. Deodalto (DEM) e Nivaldo Mulim (PR) também participaram.
Segundo a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa da União Brasileira de Mulheres, Ana Rosa, o câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres. “O Outubro Rosa tem um papel muito importante de alertar a população, porque é a demora na descoberta do câncer que leva às fatalidades. A prevenção é fundamental”, afirmou.
A deputada Ana Paula Rechuan, que é médica, lembra que a maior prevenção é a melhoria das condições de vida: não fumar, manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. “Quando há a doença, o diagnóstico precoce é o que vai determinar a cura. Então, nós pedimos que cada mulher examine seus seios uma vez por mês. Se algum caroço ou outra anormalidade for detectada, ela tem que procurar ajuda médica imediatamente”, explica. “É importante ressaltar que raramente o câncer dói, então é necessário se tocar”, completa.

Exposição
No dia 10 de outubro, será inaugurada, no salão nobre, a exposição fotográfica A mulher e o câncer de mama no Brasil, com 21 paineis. A exposição foi produzida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e poderá ser visitada até o dia 20 de outubro. A entrada é franca.

Rodas de conversa
Ao longo do mês, a Alerj também reunirá especialistas e autoridades que debaterão com o público vários aspectos do câncer de mama. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (21) 2588-1623 ou pelo e-mail cddm.alerj.2015@gmail.com. As rodas de conversa começam no dia 6 e serão realizadas sempre no Auditório Senador Nelson Carneiro (ASNC) das 9h às 13h. 

Confira a programação
06/10 – Desafios e tratamento do câncer de mama: cenário atual e futuros; 11/10 – Cuidados do câncer nas mulheres privadas de liberdade; 20/10 – Desafios enfrentados pelas mulheres soropositivas e terapias complementares; 27/10 – Cuidados e tratamento em mulheres trans.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE