Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental

Objetivo é incentivar a reflexão e a criação de políticas públicas sobre o tema

Marcus Wagner

A campanha ‘Janeiro Branco’ é uma iniciativa que busca o engajamento da sociedade para discutir e propor iniciativas em favor dos cuidados com a saúde mental, uma grande preocupação dos profissionais da área. Criado há cinco anos, o movimento é um convite à reflexão sobre a importância do tema na vida de todos.  O mês foi escolhido estrategicamente para aproveitar a expectativa e o desejo de bem estar que surgem na população em razão do início de mais um ano.
Em Teresópolis, esse debate passou a ganhar espaço este ano a partir da criação do curso de graduação em Psicologia do Unifeso, que pretende formar profissionais alinhados com as demandas da sociedade. De acordo com a coordenadora do curso, a professora Ana Brasílio, é fundamental fortalecer os cuidados com a saúde mental, através da conscientização da população, aliada à promoção de bem estar e prevenção às doenças mentais. 
“A gente tem o corpo biológico, mas temos também a parte subjetiva, com nossas emoções, com nossos sentimentos, que interfere diretamente na nossa qualidade de vida e na nossa saúde. É importante destacar que os problemas da saúde mental não estão inerentes apenas ao indivíduo, fazem parte de uma população. É importante contar com políticas públicas que sejam mais inclusivas, que valorizem as prerrogativas do SUS com o cuidado integral ao ser humano, tratando de forma igual, mas respeitando as diferenças e garantir o acesso ao cuidado da saúde mental para toda população”, explicou a professora.
A professora Ana Brasílio destacou que o engajamento dos profissionais e estudantes da área em ações sociais tende a crescer cada vez mais devido ao impacto das doenças mentais na sociedade e a escassez de apoio à população mais vulnerável. Recentemente, os estudantes do curso de psicologia também divulgaram outra campanha relativa à saúde mental, o Setembro Amarelo, voltado à prevenção do suicídio. 
”Ter um conhecimento maior sobre si próprio, das suas emoções, saber lidar com as situações da vida é muito importante. Quando acende o sinal de alerta que a gente vê que algo está diferente, na nossa vida, no comportamento, é necessário que a gente busque ajuda de um profissional, um psicólogo que possa auxiliar naquele momento de sofrimento psíquico”, alertou Ana.
Diante desta carência no atendimento psicológico, a coordenadora destacou que o curso de graduação em Psicologia também tem a missão de oferecer apoio àqueles que não têm condições de pagar pelo atendimento de psicoterapia: “Aqui no curso nós em breve teremos um serviço de psicologia aplicada que é uma escola com atendimento e também temos uma prática muito interessante chamada IETEC, que é a Integração Ensino Trabalho e Cidadania, em que os alunos do curso, já desde o primeiro período, atuam nas diversas frentes da cidade. O Unifeso tem um compromisso na área da saúde com a região e isso faz parte da atuação do curso porque o psicólogo tem que estar desde os períodos iniciais no cenário de prática e a população de Teresópolis e região precisa”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE