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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Campanha estimula consumo de produtos orgânicos

Em Teresópolis, Feira Agroecológica é destaque na produção diferenciada de alimentos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, no começo da semana, a Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico. O objetivo da iniciativa é promover essa modalidade agrícola junto à sociedade e estimular o consumo de alimentos produzidos sobre a base agroecológica. Pela legislação, produtos orgânicos são aqueles obtidos a partir de um sistema orgânico de produção ou por meio de uma prática de extrativismo sustentável, que não prejudique o ecossistema local. Esses alimentos precisam ser certificados por órgãos com essa finalidade para que sejam vendidos em feiras e mercados. Hoje, há cerca de 31 mil unidades de produção orgânicas no país, segundo o Mapa. Na última década, houve crescimento de mais de 400% no número de produtores cadastrados. Em Teresópolis, se destaca nesse tipo de produto a Feira Agroecológica, realizada todas as quartas e sábados, das 8h às 13h, na esquina da Rua Tenente Luiz Meirelles e Fritz Weber, do lado da Rodoviária. Além do espaço, que recebe produtores de diversas localidades do Segundo e Terceiro Distritos, a feirinha tem uma “filial” na entrada do Clube Comary aos sábados, das 9h às 13h, além de associados que entregam produtos em domicílio em Teresópolis, Niterói e Rio de Janeiro.
“Lembrando que somos a Associação Agroecológica de Teresópolis e trabalhamos em pro do meio ambiente, cuidando da forma de plantio ser orgânica, cuidando do produtor é da saúde da terra! Nosso compromisso é com qualidade e com a natureza, por traz da plantação existe muito estudo e troca para poder ter um resultado casa dia melhor”, informa a direção da Feira, que nas redes sociais também dá dicas de alimentação diferenciada. “Muita gente não fica com vontade de comer salada, mais nessa época as alfaces estão divinas, as cores chinesas, almeirão, e outras folhas. O segredo da salada no inverno é o molho! Fazendo molhos mais picantes, cremosos, bem temperadinhos”, destaca uma das publicações.
Para oferecer produtos de grande qualidade, existe todo um processo de cuidados com a terra, mudas, seleção de sementes, compostagem, aprendizado constante para chegar a uma colheita próspera. “Embora nem sempre seja assim, esse é o lugar da resiliência. Agricultura orgânica respeita o meio ambiente, não usa químicas, somente formas naturais de adubação, de cuidados com pragas. Enfim, um sistema que preza o cuidado com o meio ambiente e a pessoa.

Mais sobre a campanha
Na cerimônia virtual de lançamento da campanha, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, declarou que o objetivo é difundir conhecimento sobre produtos orgânicos tanto sobre as vantagens desses quanto sobre as obrigações impostas aos produtores. “Por meio da campanha transmitimos informações sobre como identificar o produto na feira bem como sobre a forma de controle social para a prevenção de fraudes”, disse. Ela destacou que a campanha é importante nesse momento de pandemia, quando ficou mais claro o vínculo entre saúde, alimentação, agricultura e meio ambiente. “E essa forma de produção garante alimentos saudáveis”, disse. Ela também anunciou a destinação de R$ 3 milhões para assistência técnica voltada a esses produtores. “Esperamos que com essas medidas possamos criar condições de desenvolvimento adequado neste setor tão promissor”.

Agricultura familiar na merenda
Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Educação firmaram um acordo para ampliar a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O acordo prevê ações de qualificação dos produtores e ações para fazer com que estados e municípios possam atingir a cota de 30% do volume de compras do Pnae com produtos provenientes da agricultura familiar. Entre as ações, estão previstos cursos e iniciativas de formação de trabalhadores envolvidos no programa, como nutricionistas e extensionistas rurais, gestores, diretores de escola e outros envolvidos na definição da aquisição dos alimentos escolares.
Serão realizados cinco seminários estaduais ou regionais que trabalharão formas de inserção da agricultura familiar no Pnae. O foco será sobre municípios que não compram dessa modalidade ou possuem baixo percentual dentro do volume de alimentos adquiridos. Outra medida do acordo será a oferta de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares de modo a estimular a ampliação da oferta de produção às escolas e secretarias de Educação que adquirem as compras do Pnae. Atualmente, 46 milhões de crianças da educação básica recebem merenda escolar. A legislação exige que 30% desse volume de alimentos seja oriunda da agricultura familiar, índice que em muitos lugares não é atingido.

 

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Edição 26/04/2024
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