Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Campanha de vacinação contra a Influenza A segue nas unidades de saúde

Vacina evita evolução de casos graves, mas não garante a proteção total contra o vírus H3N2

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua nos esforços de conscientização acerca dos cuidados de proteção contra a gripe Influenza A. O objetivo da campanha de imunização é atingir a meta de 90% na população alvo que inclui crianças, gestantes, puérperas e idosos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Campanha Nacional Contra a Influenza segue até o fim dos estoques, que estão disponíveis nas unidades de saúde da cidade e interior, das 8h às 17h. A campanha é anual, com vacinas produzidas para combater e proteger a população contra uma nova cepa do vírus Influenza A. Segundo o MS, a campanha de 2021 foi produzida com base em cepas específicas; porém, o atual surto viral no Estado do Rio de Janeiro se deu pela introdução da variante H3N2.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde, sob orientação do Ministério da Saúde, garante que a vacinação continua sendo um meio eficaz para garantir o controle da Influenza A. “A população precisa ter em mente que o meio mais eficaz de garantir a saúde é se vacinando. É um fato que a atual vacina não bloqueia a infecção do vírus, mas ela garante o não desenvolvimento de quadros respiratórios graves”, explica a Subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Edneia Martuchelli. A mesma campanha já é prevista para 2022 e, no momento, uma nova vacina está em desenvolvimento para cobrir a cepa H3N2.

Vacinação em Teresópolis
No município, a Campanha Nacional Contra a Influenza atingiu a meta para cobertura vacinal apenas entre os trabalhadores de saúde (90%). Os demais públicos-alvo estão da seguinte forma: crianças (76,7%); gestantes (67,7%) e puérperas (73,7%); sem ainda contabilizar as doses que foram aplicadas durante esse mês em Teresópolis.

Formas de proteção
A educação em saúde é uma parte fundamental neste esforço de conscientização contra a gripe. A população é orientada a tomar as mesmas medidas sanitárias que são adotadas contra a Covid-19, tais como: uso de máscaras em locais abertos e fechados; higienização das mãos; e distanciamento social.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE