Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Camp se movimenta nas redes sociais contra a MP 1045

Emprego precário representa risco para a profissionalização de jovens aprendizes

Wanderley Peres

Espalhados Brasil afora em mais quinhentas unidades, o Camp foi para a rede social nesta sexta-feira, 30, para se manifestar contra a Medida Provisória 1045/21, em discussão no Congresso Nacional, e que estabelece o novo programa de manutenção do emprego em função do momento de pandemia, representando um retrocesso quanto aos direitos adquiridos na Lei da Aprendizagem. "O programa é necessário, porém o trecho da Medida Provisória que vai do artigo 43 ao artigo 80 prevê a criação de um programa de requalificação profissional, o REQUIP, que na prática será uma espécie de emprego precário para jovens em situação de vulnerabilidade. O Camp Teresopolis, juntamente com mais de 500 Camps espalhados pelo Brasil está se empenhando na certeza que as autoridades ligadas ao processo se mobizem para que não aconteça essa aprovação", observou Madalena Rucker. 
"Precisamos mobilizar todos os nossos amigos, familiares e parceiros de luta para participarem da campanha em defesa da aprendizagem profissional. A campanha ocorreu nesta sexta-feira, 30 de julho, no Twitter, Instagram, Facebook, com a hashtag #EmDefesaDaAprendizagem. Agora, é multiplicar essas ações, marcando os deputados e senadores, dando o nosso recado aos parlamentares em Brasília, fazendo ser ouvida a nossa voz em defesa da aprendizagem.
Madalena Rucker explica que a Medida Provisória 1045/21 significa uma total ausência de direitos trabalhistas. "O jovem irá trabalhar, receber um valor que não é um salário, sem assinatura da Carteira Profissional e sem nenhum direito trabalhista. Outra questão é que, ao contratar o jovem nessas condições, a empresa tira a oportunidade de adolescentes e jovens aprendizes preparados por centenas de instituições sérias que atuam no Brasil. Se essa lei for aprovada, muitas empresas irão optar por essa possibilidade, que é barata; prejudicando milhares de jovens que hoje são beneficiados pela Lei da Aprendizagem, com seus direitos trabalhistas garantidos, acesso à educação e inserção ao mundo do trabalho de uma forma digna e segura.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE