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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Caminhão atinge poste e quase causa grave acidente

Rua teve que ser interditada e trânsito na região central do município virou um caos

Marcello Medeiros

O trânsito nas principais ruas e avenidas da região central e proximidades ficou um verdadeiro caos nesta quarta-feira (24). O motivo, uma colisão de uma carreta em um poste na esquina da Rua Waldir Barbosa Moreira, antiga Primeiro de Maio, com Tenente Luiz Meirelles. Segundo apurado no local, o condutor do veículo de carga saía das proximidades do terminal rodoviário José de Carvalho Janotti, sentido Alto, quando se deparou com um carro de passeio na direção contrária, sem espaço para passar, e, para evitar a colisão frontal, puxou bruscamente para a direita. Na manobra, acabou atingindo a estrutura, que ficou bastante danificada e por pouco não tombou em direção a movimentada passagem de veículos e pedestres.
Com a base do poste bastante danificada e risco de acidente grave, o trânsito foi interditado pela Guarda Civil Municipal e desviado para a Avenida Lúcio Meira e a própria Waldir Barbosa Moreira, fazendo com que trajetos simples ficassem ainda mais demorados e o congestionamento afetasse até vias afastadas do local do incidente, como a Carmela Dutra, por exemplo.
Foram acionadas equipes da concessionária de energia, a Enel, e empresas de telefonia. Porém, coube ao pessoal da antiga Ampla a substituição do poste. Devido ao trabalho extremamente técnico e difícil, o trânsito precisou ficar interditado por quase todo o dia. Foi necessário desafixar todas as redes, de energia, telefonia e serviços de internet, para somente depois o caminhão munk fazer a retirada do poste danificado e a instalação da nova estrutura. O serviço pesado foi realizado nesta quarta-feira, mas nesta quinta-feira equipes das citadas empresas voltariam ao local para concluir a nova instalação.

Antigas ruas, muitos veículos
O incidente na movimentada esquina serviu para mostrar, mais uma vez, que já passou da hora se pensar em um plano de mobilidade urbana que contribua para a organização do cada vez mais caótico trânsito de Teresópolis. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, já são quase 100 mil veículos emplacados no município, sem contar que circulam por aqui muitos registrados em outras cidades e os turistas, principalmente nos finais de semana.
Porém, enquanto cresce dada vez mais a frota de Teresópolis, as ruas são exatamente as mesmas de décadas atrás. Não foram pensadas novas possibilidades ou criados incentivos para meios de transporte coletivos ou bicicletas, por exemplo. Em duas rodas se ocupa menos espaço, se pratica exercício diariamente e o gasto é muito menor do que a manutenção de um veículo.
Além da situação desta quarta-feira, recentemente o fechamento da Rua Oscar José da Silva, no Panorama, causou um verdadeiro caos na região central do município. Sem a ligação com o bairro de Pimenteiras, que permite um trajeto mais rápido entre Barra e Alto, entre tantos outros, todos os motoristas se viram obrigados a passar pela Feliciano Sodré e Lúcio Meira, fazendo com que viagens que demorariam 20 minutos passassem para mais de uma hora.

Sem estacionamento
Outro fator cada vez mais preocupante com o crescimento da frota municipal é onde estacionar. Na maior parte do dia, encontrar uma vaga na região central do município é uma difícil missão. Com muito mais carros do que locais para deixa-los, estacionamentos particulares têm sido um dos principais tipos de estabelecimento em crescimento em Teresópolis. Recentemente, o governo municipal informou que está em análise a implantação de um novo tipo de cobrança de estacionamento nas ruas e avenidas, impedindo que veículos fiquem em uma vaga durante todo o dia e atrapalhando aqueles que precisam parar rapidamente fazer compras na Várzea, por exemplo. 

 

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Edição 20/04/2024
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