Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara recebe denúncias de irregularidades em licenciamentos da Prefeitura

Documento elaborado pelo Planeja Terê lista desrespeito ao zoneamento e à preservação da Mata Atlântica

Entregue ao presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcellos, na tarde desta quinta-feira, 1, o relatório elaborado pelo Planeja Terê que lista irregularidades e falhas na concessão, pela Prefeitura, de licenças ambientais na construção de empreendimentos imobiliários, desrespeitando o zoneamento na cidade e a Lei da Mata Atlântica. O documento, com 82 páginas, foi entregue pelo presidente do Planeja Terê, Rodrigo Koblitz, que estava acompanhado de uma comissão da associação.  

Junto com o presidente da Câmara estavam os vereadores Marcos Rangel e Luciano Santos e o Subprocurador da Câmara, Thiago Nota. Ao entregar o relatório, Koblitz citou alguns dos principais problemas:
– Temos no município uma Mata Atlântica que precisa ser preservada, mas vários processos de licenciamento que observamos não têm o plano de reposição florestal. Temos uma mata ciliar que precisa ser preservada, mas há empreendimentos sendo construídos sem um metro de mata marginal. A Prefeitura tem autorizado a construção de prédios onde só são permitidas casas. Isso é uma afronta ao zoneamento do município, descaracteriza os bairros e não resolve o problema do déficit  habitacional. Estes são os 3 principais problemas que a gente identifica e apresenta aqui – afirmou Koblitz, solicitando, em seguida, que os vereadores analisem a possibilidade de criar uma CPI em relação ao licenciamento ambiental.
O presidente da Câmara dos Vereadores agradeceu a entrega do relatório e disse que o documento será encaminhado para as comissões da casa legislativa:
– Eu, junto com os vereadores Marcos Rangel e Luciano Santos, estamos recebendo este documento, que será encaminhado para as comissões para que as devidas medidas sejam tomadas. E o Poder Legislativo, com toda a certeza, dará a ênfase necessária a esta pesquisa de vocês para que ela se traduza em realidade.
Leonardo Vasconcellos defendeu a criação de um órgão técnico independente voltado apenas para concessão de licenças e regularização fundiária, como já existe no Distrito Federal. Disse que outra ideia seria uma lei criando um percentual de ocupação de terrenos, o que ajudaria a conter o atual crescimento desordenado e a ineficiência da prefeitura.

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE