Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara pede que Prefeito revogue decreto da iluminação pública

Vereadores indicam a Claussen e seu time que valores arrecadados pela CIP sejam depositados em juízo

Anderson Duarte 

Um decreto, simplificando bastante, nada mais é do que uma ordem advinda de uma autoridade e que tem como função determinar que certa resolução seja cumprida. É um instrumento legítimo, entretanto com utilização determinada e específica, sendo inclusive considerado um afronte a democracia em alguns casos. Por aqui, a decretação de ofício pelo prefeito para o aumento na cobrança de iluminação pública em nosso município no final do ano passado, além de desagradar a cada teresopolitano que viu suas contas experimentarem aumentos que chegaram a casa dos 300%, também mexeu muito com o ânimo da Câmara de Vereadores. Agora, judicializado e com entendimento do próprio Ministério Público de que há indícios de ilegalidade na ação, a medida unilateral do Prefeito, vira objeto de uma Moção Legislativa, aprovada por unanimidade, e que indica ao Prefeito e seu time, que revogue o decreto 5046 e deposite em juízo tudo o que foi arrecadado até o momento como consequência das mudanças impostas aos contribuintes.
A proposta, de autoria do vereador e Presidente da Mesa Diretora, Leonardo Vasconcellos, é uma espécie de tentativa da Casa de retomada do diálogo com a gestão, e foi aprovada, inclusive, pelo líder do governo na Câmara. A alteração nas alíquotas da contribuição somente passou a ser conhecida pelos edis através de reportagens aqui de O DIÁRIO e a Ação Popular acatada pelo MP e cuja análise específica e técnica produziu solicitação formal de informações ao Executivo, também foi solicitada pelo vereador. Como consequência desta análise pelo Ministério Público dos fatos apontados na Ação, ficou evidenciado que a argumentação para a decretação pode estar viciada e equivocada. A Ação pede o cancelamento da medida, por vícios em sua instituição, justamente o que a análise do MP constatou. E a Moção aprovada nesta quinta-feira, 29, indica ao prefeito que ele e sua equipe, além de promover a revogação do decreto, também deposite os valores até agora aferidos em juízo.
“Eu não tenho dúvida que o Prefeito vai revogar esse decreto. A minha ação, juntamente com o pronunciamento do MP com relação ao problema apontam que não há a menor possibilidade de o Chefe do Executivo continuar insistindo com essa medida. Não há problema algum em promover essa correção, não se questiona aqui nem mesmo a necessidade de aumentar a arrecadação, o que se tem que enfrentar é a maneira como foi feito. É preciso fazer uma lei, que ela seja apreciada pelas comissões desta Casa, de preferência que passe pelo crivo da sociedade civil organizada e somente assim, se promover uma mudança deste tipo. A sugestão com relação ao deposito em juízo é uma dica que nossa Casa dá ao prefeito para que o município não tenha problemas daqui a pouco para devolver esses valores aos cidadãos, porque esse momento vai chegar, é um aviso para ajudar a gestão”, lembra Leonardo, complementado em sua fala pelo vereador Maurício Lopes. “Promovemos uma reação à época a esta medida, todos estão de prova que essa Casa se sentiu desrespeitada e tentou impedir tal modificação tão arbitrária”, lembra Maurício.
“Não é possível que o Ente Municipal do dia para noite resolva aumentar tal contribuição sem um mínimo estudo e sem debate mesmo com a câmara ou mesmo com a sociedade via audiência pública. É bem verdade que existe lei complementar de número: 080/2006 que autoriza que o Prefeito regulamente a forma de cobrança da contribuição de iluminação pública, mas logicamente que tal autorização não é uma carta branca para que o prefeito aumente e altere de forma totalmente desproporcional as alíquotas e bases de cálculo, nem, tampouco, crie isenções não previstas em lei”, explica trecho da inicial do processo e que vemos no posicionamento do MP, ganha força como tese contrária ao decreto. Segundo o autor, o aumento via Decreto Executivo ocorreu sem critério técnico e um estudo detalhado sobre os impactos orçamentários e fiscais da medida. Também sustenta que há possível violação ao princípio da isonomia tributária e da não surpresa, também configurado o escalonamento segundo consumo, considerado inconstitucional. 
Outros questionamentos feitos pela ação são semelhantes aos trazidos pela nossa reportagem ao longo dos últimos meses, tais como o estudo do impacto orçamentário da medida, os impactos sofridos pelo município com relação a isenção concedida, dentre muitas outras questões. Segundo o autor lembra na sua alegação e justificativa, o Decreto foi editado tão às escondidas que nem a câmara municipal sabia do mesmo, nem, tampouco, a população em geral. Somente após denúncia do Diário de Teresópolis é que a população tomou conhecimento do abusivo aumento na conta de luz, reproduzido pelo acréscimo substancial na CIP. O questionado Decreto Executivo criou um mecanismo de cobrança não isonômico, pois cobra mais de quem possui maior consumo, quando na realidade a iluminação pública nada tem que ver com o consumo residencial ou comercial ou mesmo se o contribuinte é ou não é um grande consumidor. Existe aí uma espécie de bitributação dos contribuintes, visto que se consomem mais, evidentemente que pagam mais impostos pelo consumo não podendo ainda a CIP ser mais um encargo que apesar de geral resta hoje pelo decreto calculado de forma vinculada ao consumo de cada unidade consumidora. O conteúdo e forma de sua cobrança não pode ser não igualitário, sob pena de violação ao princípio da isonomia tributária.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE