Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara pede que “Mesa Brasil” seja efetivado em Teresópolis

Programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos do Sesc ajuda pessoas em vulnerabilidade social

De autoria do presidente Leonardo Vasconcellos, os vereadores aprovaram e a Câmara já encaminhou Moção de Apelo ao presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, para que Teresópolis seja incluída na agenda do Programa Mesa Brasil Sesc RJ.  “Tenho acompanhado notícias sobre o programa. O Mesa Brasil é uma das ações assistenciais mais importantes do Sistema Fecomércio, e vem sendo intensificada nos municípios, beneficiando comunidades carentes com a distribuição de alimentos aos mais atingidos pela crise provocada pela pandemia”, explicou o presidente Leonardo Vasconcellos. 
Somente este ano – de 1º de janeiro a 26 de junho, o Mesa Brasil Sesc RJ arrecadou cerca de 920 toneladas de alimentos junto aos parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 200 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 82 municípios do Estado do Rio.  Desde o começo da pandemia da Covid-19, já são mais de 480 toneladas de alimentos arrecadados pelo Mesa Brasil Sesc RJ e destinados aos mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social.
“Nossa população mais vulnerável está sendo muito pouco assistida pela prefeitura. Até agora, o governo municipal destinou a pouco mais de seis mil beneficiários do Programa Bolsa Família um cartão alimentação no valor de R$ 80, creditado uma única vez desde a adoção das medidas restritivas, há mais de quatro meses. Isso é muito pouco. Com a pandemia, muitos trabalhadores estão parados. O desemprego aumentou. E quem tem fome tem pressa. Não fosse a mobilização e a solidariedade das pessoas, de igrejas e empresas, a situação estaria muito pior. Mas a crise é severa, e toda a ajuda é bem-vinda e muito necessária. Por isso o nosso apelo por uma ação do Mesa Brasil Sesc RJ”, avaliou o edil.
O presidente da Câmara vem propondo ações para mitigar as consequências da pandemia. Em final de março, como medida de proteção social, Leonardo Vasconcellos encaminhou oficio ao prefeito Vinicius Claussen sugerindo a instalação de um Comitê Municipal de Segurança Alimentar, a partir da convocação de empresários do ramo alimentício, para discutir preços e criar uma cesta única de alimentos, a baixo custo.  Ele também indicou a criação de um plano para aquisição do excedente da produção rural, com a finalidade de assegurar a distribuição de alimentos aos moradores das comunidades de maior vulnerabilidade social, evitando também, diante da crise, perdas e prejuízos para pequenos, médios e grandes produtores da agricultura local, atividade importante para a economia do município.

Solidariedade
Em junho, Leonardo Vasconcellos encaminhou ao prefeito indicação parlamentar para que o aniversário de Teresópolis, em 6 de julho, fosse designado como o Dia Municipal da Solidariedade. A ideia era mobilizar cidadãos, empresas e entidades na realização de uma grande campanha de arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos, que seriam destinados a projetos sociais, população em situação de rua, famílias em vulnerabilidade social, desempregados e trabalhadores informais sem renda afetados pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.  “Infelizmente, o prefeito não mostrou interesse. Nem resposta ele nos deu”, lamentou.     
Agora, Leonardo Vasconcellos quer colocar a Câmara à disposição da Fecomércio e colaborar no que for preciso para trazer o Mesa Brasil Sesc RJ. Ele pretende fazer contato nos próximos dias com o presidente Antonio Queiroz.  “O programa é referência no país e vem liderando extraordinário trabalho aqui no nosso estado em auxílio às pessoas mais afetadas pela crise. A nossa expectativa é ter uma resposta positiva. Boa vontade por parte da Fecomércio não vai faltar. Seremos muito gratos se Teresópolis for contemplada”, antecipou.
  
Mesa Brasil Sesc
É uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.  Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.  Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.                                         

 

 

 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE