Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara instala lavatório público para população higienizar as mãos

Presidente do Legislativo busca parcerias para que outros equipamentos do tipo sejam instalados no município

O primeiro lavatório público de Teresópolis foi instalado na manhã desta segunda-feira (13), na calçada da Câmara de Vereadores. Todas as pessoas que passarem pela Reta, altura do nº 645 da Avenida Feliciano Sodré, poderão fazer uso do equipamento a qualquer hora, todos os dias da semana. A ideia de instalar o lavatório é do presidente do Legislativo Municipal, vereador Leonardo Vasconcellos, que viu a necessidade de incentivar a população a adotar uma das medidas mais eficientes para diminuir a propagação do Coronavírus: a higienização das mãos. "Tem muita gente transitando pelas ruas porque precisa continuar trabalhando para manter os serviços essenciais funcionando. E embora o ideal seja ficar em casa, por vezes as pessoas em isolamento também precisam sair para resolver coisas urgentes, como comprar comida e ir ao banco. Nem preciso falar sobre priorizar os moradores de rua, alvo fácil de contaminação. Água limpa e sabão para lavar as mãos são muito importantes no combate ao vírus. Então, nas ruas a prevenção também não pode falhar", contou o presidente, justificando a iniciativa da Câmara.
Adaptado para espaço externo, o lavatório público instalado pela Câmara foi feito com a ajuda de dois colaboradores. Funciona com dois reservatórios de 200 litros – um com água limpa e outro para armazenar a água servida, pia, torneira e um dispenser com sabonete líquido. Três cartazes adesivados explicam a forma adequada de higienizar bem as mãos e pedem que as pessoas zelem pelo equipamento comunitário. "Lavatório Público. É de todos. Use. Cuide". A manutenção será feita por funcionários da Câmara, que vão cuidar do descarte da água usada e da reposição de água limpa e de sabonete líquido.
A partir desse primeiro projeto executado, o presidente da Câmara quer buscar novas parcerias para levar lavatórios públicos a outros pontos da cidade. "Nossa preocupação agora é espalhar a ideia. Precisamos de mais colaboradores e adotantes. Colaboradores para ajudar a financiar a estrutura de outras pias comunitárias, e adotantes para zelar pelo funcionamento dos novos equipamentos que pretendemos instalar em pouco tempo, levando o projeto a outros lugares, principalmente próximos das comunidades mais vulneráveis", explicou o vereador Leonardo Vasconcellos. Independente de parceria com a Câmara, ele pede que o empresariado de Teresópolis se engaje e participe dessa ação solidária. "Quem pode, deve ajudar. O momento é de união de esforços. Teresópolis precisa da colaboração de todos", conclamou o presidente.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE