Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Câmara aprova afastamento de Tricano e Sandro Dias assume nesta segunda

Na manhã desta quinta-feira (24), a Câmara de Vereadores aprovou o pedido de afastamento do prefeito Mario Tricano através de ofício enviado no dia anterior. Com isso, a partir da próxima segunda-feira, ele será substituído pelo seu vice, Sandro Dias, que vai se tornar o sexto prefeito a assumir o poder executivo em Teresópolis nos últimos sete anos. No decreto em que fez o pedido de licença, Tricano alegou que precisa deixar o cargo pelo período de até 180 dias ?por motivos particulares?, sem dar mais explicações.

Marcus Wagner

Na manhã desta quinta-feira (24), a Câmara de Vereadores aprovou o pedido de afastamento do prefeito Mario Tricano através de ofício enviado no dia anterior. Com isso, a partir da próxima segunda-feira, ele será substituído pelo seu vice, Sandro Dias, que vai se tornar o sexto prefeito a assumir o poder executivo em Teresópolis nos últimos sete anos. No decreto em que fez o pedido de licença, Tricano alegou que precisa deixar o cargo pelo período de até 180 dias “por motivos particulares”, sem dar mais explicações.
A leitura foi feita no início da sessão que contou com votação de vários projetos de lei. O vereador Leonardo Vasconcellos entrou com o requerimento para que se realizasse uma sessão extraordinária logo em seguida para votar o o afastamento de Tricano. Somente o vereador Dedê da Barra não compareceu e também não justificou a ausência. Durante a discussão que precedeu a votação, quase todos os parlamentares se pronunciaram e a maioria afirmou que era contra a decisão do Tricano deixar seu cargo nesse momento de grave crise em vez de trabalhar para dar uma solução. Para eles, Sandro Dias precisa buscar uma parceria com a Câmara para poder avançar na solução das dificuldades do município.
“O papel da Câmara é ser progressista. Hoje autorizou o afastamento e vamos cobrar do vice-prefeito, que a partir da segunda-feira estará na função de prefeito, um plano de contingenciamento da despesa, de modo a conseguir equilibrar o caixa da prefeitura para que realize um fluxo de pagamentos aos servidores até que se coloque a folha de pagamento em dia. Nós sabemos que é um momento difícil, está agravada, não se tem esse recurso todo, mas o vice-prefeito já tem o prazo até a segunda-feira para se reunir com a equipe econômica que tem na prefeitura à disposição dele para fazer novas análises. Até porque ele é o atual secretário de planejamento então conhece o funcionamento da prefeitura para conseguir vencer essa barreira e colocar daqui até o final do ano mais tranquilidade ao servidor até o momento que volte a ter dinheiro novo na prefeitura”, afirmou Leonardo Vasconcellos. 
O vereador Maurício Lopes, que há semanas já vinha alertando para o intuito de Tricano pedir afastamento da prefeitura, não poupou críticas à decisão do prefeito, porém aprovou a licença não remunerada a pedido dos servidores: “Eu vinha alertando desde o início do ano sobre as medidas que o prefeito deveria ter tomado para que a gente não chegasse agora nessa crise que estamos enfrentando. Eu vejo esse afastamento como um ato de covardia, o prefeito, agora que o barco está afundando, vai deixar nossa cidade. Os servidores públicos conversaram comigo, me pediram que votasse favorável ao afastamento dele. A gente sabe que além da crise financeira que o prefeito instaurou no município, tem a questão das perseguições políticas que já são a prática dele, então os servidores pediram que votasse favorável para que se pudesse respirar novos ares, pelo menos nos próximos seis meses. Infelizmente a gente sabe que entre janeiro e fevereiro ele retorna, justamente quando teremos um pico de arrecadação e aí ele começa a dizer novamente que é o salvador da pátria”.
Mesmo sendo oposição ao governo Tricano, Maurício afirmou que espera ter um bom diálogo com Sandro Dias, desde que ele não sofra interferência nas decisões: “Eu espero não deparar com o prefeito licenciado freqüentando o gabinete da prefeitura, espero que o vice–prefeito faça o papel dele, assim como outros vereadores alertaram aqui e pediram que ele marque com urgência uma reunião com todos os parlamentares para que a gente possa contribuir e conseguir colocar a cidade em ordem. A gente sabe que ele vai ter muita dificuldade, mas se tiver boa vontade política, sabemos que é possível resolver”.

FOTO MARCUS WAGNER
Câmara de Vereadores aprovou a licença pedida por Mario Tricano que pretende ficar afastado por até 180 dias do cargo de prefeito

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE