Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Caleme registra maior acumulado de chuva

Além do temporal das últimas horas, previsão para os próximos dias deixa Defesa Civil em estado de atenção

Marcello Medeiros

Com o início do período de chuvas fortes, volta a preocupação dos teresopolitanos em relação aos riscos de deslizamentos de terra e alagamentos, problemas que, como vimos nos últimos anos, não têm sido registrados apenas em comunidades carentes. Na Tragédia de 2011, por exemplo, grandes condomínios foram bastante afetados em consequência das fortes chuvas. Nos últimos dias, a previsão de temporais se confirmou e moradores de diversos bairros ficaram apreensivos. De acordo com Secretaria Municipal de Defesa Civil, até a tarde de onteam o maior acumulado havia sido registrado no Caleme, com 52mm. Nenhuma sirene foi acionada ou aocorrência registrada, mas como a previsão é mais chuva para os próximos dias, o órgão mantém estado de atenção.
A Defesa Civil Municipal informa ainda que funcionam em Teresópolis 29 Núcleos de Defesa Civil Comunitários, atuando em 33 bairros com 473 voluntários. Em 2017, nos últimos dois meses, foram formados cerca de 200 voluntários e existem cerca de 120 pessoas aguardando o início dos treinamentos. Funcionam 26 estações de alerta e alarme, sendo 24 na zona urbana e duas no Segundo Distrito.
Além do trabalho da Defesa Civil, existem pluviômetros e réguas de rio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, que mantém 20 estações no município, e mais cinco do mesmo tipo de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Para acompanhar os alertas em tempo real, ter acesso aos pluviômetros,  radares e satélites,  basta baixar o aplicativo *ALERTASDCT, disponível no Google Play Store para plataformas ANDROID,   ou através do link direto http://app.vc. vc/alertasdct para as demais plataformas. Para quem preferir acessar via internet, a opção é o Blog da Defesa Civil no endereço dcteresopolis.blog.br ou via Facebook (facebook.com/dcteresopolisefesacivil.teresopolis)

Boletim do CEMADEN
A previsão meteorológica indica condições para acumulados significativos de chuva para o nordeste do Estado. As pancadas podem ser localmente fortes e resultar na elevação dos acumulados de precipitação em um curto espaço de tempo, o que pode desencadear eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias, principalmente em áreas urbanas. Dessa forma, é BAIXA a probabilidade de envio de alertas de risco geo-hidrológicos para região norte ; é MÉDIA a probabilidade de envio de alertas para as regiões Metropolitana e Sul; e ALTA probabilidade de envio de alertas para a Região Serrana.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE