Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Buscas por bombeiro desaparecido em treinamento no mar do RJ continuam

Tenente Ítalo J. P. dos Santos, 30 anos, desapareceu na manhã de ontem

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro continua com as buscas para localizar o tenente bombeiro Ítalo J. P. dos Santos, 30 anos, que desapareceu no mar durante um treinamento na sexta-feira (23) pela manhã, próximo ao posto 2, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O tenente é aluno do curso de especialização de salvamento marítimo da corporação.

Em geral, o trabalho de buscas feito pelo corpo de bombeiros é interrompido no período da noite para ser retomado na manhã seguinte, mas, neste caso, a operação entrou pela madrugada e conta com guarda-vidas e mergulhadores. Segundo a corporação, estão sendo utilizados “todos os recursos disponíveis, como embarcações, motos aquáticas, helicóptero e drone”. As buscas reúnem, ao todo, 200 militares.

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro, disse que a operação não será encerrada enquanto o tenente não for encontrado. “As buscas seguirão 24 horas, dia e noite, com toda a nossa estrutura. Temos 200 militares, do Rio e de outros municípios, atuando neste momento na orla, com apoio de motos aquáticas, embarcações, quadriciclos, helicópteros e drone”, disse.

Ontem, quando o bombeiro desapareceu, o mar estava muito agitado, com ressaca e ondas de três metros. Neste sábado (24), a costa do Rio já está saindo da ressaca, mas as condições do clima, com ventos fortes, atrapalham o trabalho das buscas.

A família do militar está recebendo apoio da corporação por meio da diretoria de Assistência Social. Para o comandante-geral, o que aconteceu foi uma fatalidade.

“O Ítalo é um militar experiente, com formação diferenciada na nossa academia, oito anos de corporação e triatleta. No momento do acidente, ele participava de uma bateria com outros alunos, usava equipamento de segurança e estava sob supervisão de monitores, mergulhadores e motos aquáticas. Ele submergiu e não voltou à superfície. Desde então, todos os esforços estão sendo feitos para encontrá-lo. Não vamos parar”, afirmou Monteiro.

Curso
De acordo com o corpo de bombeiros, o curso de salvamento marítimo foi criado em 1983, é reconhecido em todo país e conta com instrutores e monitores experientes.

“Os alunos são acompanhados de perto por instrutores, que possuem à disposição motos aquáticas, pranchões, nadadeiras, rescue tube e botes, entre outros. Além dos equipamentos de resgate direto, a corporação mantém de sobreaviso ambulância e aeronave”, informou.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE