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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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BR-116: Nova concessão deve incluir abertura de mais uma pista na Serra

"Talvez, criar uma estrada de descida e uma de subida, como na BR-040", enfatiza o Deputado Hugo Leal

Nesta sexta-feira, 03, o Deputado Federal Hugo Leal, Vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, esteve na redação do jornal O Diário e Diário TV para falar sobre assuntos de interesse do teresopolitano, entre eles as novas concessões das principais rodovias federais da região, a BR-116 e a BR-040. No caso da primeira, cuja concessionária que substituir a CRT terá que administrar trecho maior, agora contemplando do Arco Metropolitano e até Governador Valadares, em Minas Gerais, outro assunto vem sendo discutido em Brasília: A criação de uma quarta pista ou ainda, apesar da necessidade de uma discussão ainda mais ampla, de uma possível pista aberta exclusivamente para separar os dois fluxos do trânsito. “Assim como no na BR-040 está sendo colocada a obrigatoriedade do túnel e construção de nova subida, aqui em Teresópolis essa nova proposta deve pensar assim, visto que será uma concessão de 30 anos, então é preciso prever uma nova subida. A forma que temos hoje não contempla mais, temos um fluxo muito grande de veículos de todo o tipo e principalmente caminhões. É importantíssimo discutir isso, por isso estamos colocando esse tema na luz. De repente uma quarta pista ou uma nova subida, ficando uma de subida e uma de descida, como na BR-040. Meu papel como deputado é continuar atuando, pedindo, pois estou sempre recebendo essa demanda da população, de empresários de Teresópolis”, relatou Hugo Legal.

Sobre a BR-040, que liga Rio de Janeiro a Minas Gerais, passando por Petrópolis, o Deputado Federal lembra que a nova concessionária também ficará responsável pela manutenção da BR-495, que liga Teresópolis a Itaipava. Porém, para deixar o morador local despreocupado, ele lembra que não haverá praças de pedágio ao longo dos 33 quilômetros entre os dois municípios serranos. “Deixamos claro que entre as condições é que não poderá ter pedágio ali, no trecho entre Petrópolis e Teresópolis. Estamos apostando muito nas concessões dessas duas rodovias federais, as principais no momento. A Dutra acabou de ser licitada, optando pela renovação. Esse é um momento importante, de fazer investimentos nessas rodovias”, destaca. 

Mobilidade urbana
Hugo Leal também falou sobre a necessidade de se discutir mais o tema mobilidade urbana, de modo geral. Ele lembra que Teresópolis e Petrópolis são exemplos de municípios que já vinham em um crescimento e passaram a registrar volume ainda maior de pessoas residentes após a pandemia. “Muitos veranistas passaram a ficar mais nas cidades nesse período e outras pessoas, podendo trabalhar em home office, também. Aí foram gostando da qualidade de vida, que é muito melhor que as cidades grandes, e um dos problemas que acabou sendo gerado foi o aumento ainda maior do trânsito. É preciso pensar em mudanças, como tirar os veículos pesados da região central, por exemplo. Melhorar para pedestres, ciclistas… Importante pensar que as cidades precisam atender as pessoas”, enfatiza Hugo que, entre outras ações, é o autor da Lei Seca, regramento que, segundo levantamento feito em estatísticas de acidentes de trânsito, ajudou a preservar 40 mil vidas entre 2009 e 2017. “Ela gerou mudança de comportamento, não só na legislação”, destaca.

Apoio para Assistência Social
Além de garantir mais de R$ 10 milhões em indicações para os municípios da região no período de pandemia, o Deputado Federal acaba de conseguir a liberação de R$ 1.650.000,00 para instituições de assistência social de Teresópolis, com os recursos já alocados no estado para aquisição de equipamentos e outras necessidades desses espaços, como a APAE, o CAMP, a Mansão de Velhinhos e o Asilo São Vicente de Paula. “A expectativa para 2022 é focar ainda mais os trabalhos nessa área de saúde, atendendo tantas demandas necessárias para a assistência social”, adianta Hugo.

 

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Edição 28/03/2024
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