Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Borginhos se apresenta domingo no Brewzin

- Show de Seu Quixote marca o dia do Forró em Teresópolis

Wanderley Peres

Sexta-feira, dia 13 de dezembro, hoje é o Dia do Forró, estilo de música que em Teresópolis tem referência no Seu Quixote, de Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Miguel Bezerra, Bombril e Zé Quirino, grupo que se apresentam neste domingo, acompanhado do consagrado mestre Borginhos, no Brewzin, na rua Sloper, 232, ao lado da Feirinha do Alto. Agraciado com voto de congratulações pela câmara municipal nesta quinta-feira, Borginhos gravou LPs e CDs autorais. Como arranjador, foi acompanhador de inúmeros cantores, entre eles Baby Consuelo, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Tânia Alves, Nora Ney e Rosita Gonzales. Subiu ao palco com nomes consagrados, como Dominguinhos e Sivuca. 
Lendário em Teresópolis, o pianista e acordeonista Waldecir Fernando Borges de Medeiros, o Borginhos, nasceu em 1945, e aos três anos começou a tocar gaita, trocando-a, mais tarde pelo acordeon, que o apaixonou. Formado pelo Conservatório de Música de Bonsucesso, lecionou no Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, já tendo se apresentado em shows na Tailândia e nos EUA, com o extinto grupo Bossa 4, surgido nos primeiros anos de 1960 em Teresópolis.
Viúvo de Maria Helena Lopes de Medeiros, o músico Waldecir Fernando Borges de Medeiros, o "Borginhos" é pai de Marco Antônio Lopes, Sandro Lopes, e avô de Igor Cunha, Maria Cunha, Fernando Feo e Mariane Fernanda Feo. Professor e mestre, entre violões, cavaquinho, teclado, violino, e aquele que é seu xodó, o acordeon italiano Scandalli, é um apaixonado pela arte musical. "A música me distrai", costuma dizer.
O evento no Brewzin, com o grupo Seu Quixote", marca em Teresópolis o dia do forró, estilo de música genuinamente brasileira, e que se popularizou a partir do forró universitário e do forró eletrônico, incorporando elementos de pop, axé e tecnobrega. Luiz Gonzaga e seu estilo de tocar forró tem seguidores Brasil afora, e tem em Teresópolis um grupo musical de qualidade que repercute a genuína música de raiz, o  grupo "Seu Quixote", já considerado um dos melhores grupos de forró pé de serra da região.
Instituído pela Lei 11.176, em 2005, o Dia Nacional do Forró homenageia a data de nascimento do músico Luiz Gonzaga do Nascimento, o "Rei do Baião" e sua primitiva formação, tripé instrumental com a sanfona, o triângulo e a zabumba.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE