ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Borginhos se apresenta domingo no Brewzin

Data: 13/12/2019

Interessado na formação de músicos, Borginhos com Cilene, José Dantas e Genaro da Zabumba no Cultura de Raiz.

Wanderley Peres

Sexta-feira, dia 13 de dezembro, hoje é o Dia do Forró, estilo de música que em Teresópolis tem referência no Seu Quixote, de Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Miguel Bezerra, Bombril e Zé Quirino, grupo que se apresentam neste domingo, acompanhado do consagrado mestre Borginhos, no Brewzin, na rua Sloper, 232, ao lado da Feirinha do Alto. Agraciado com voto de congratulações pela câmara municipal nesta quinta-feira, Borginhos gravou LPs e CDs autorais. Como arranjador, foi acompanhador de inúmeros cantores, entre eles Baby Consuelo, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Tânia Alves, Nora Ney e Rosita Gonzales. Subiu ao palco com nomes consagrados, como Dominguinhos e Sivuca. 
Lendário em Teresópolis, o pianista e acordeonista Waldecir Fernando Borges de Medeiros, o Borginhos, nasceu em 1945, e aos três anos começou a tocar gaita, trocando-a, mais tarde pelo acordeon, que o apaixonou. Formado pelo Conservatório de Música de Bonsucesso, lecionou no Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, já tendo se apresentado em shows na Tailândia e nos EUA, com o extinto grupo Bossa 4, surgido nos primeiros anos de 1960 em Teresópolis.
Viúvo de Maria Helena Lopes de Medeiros, o músico Waldecir Fernando Borges de Medeiros, o "Borginhos" é pai de Marco Antônio Lopes, Sandro Lopes, e avô de Igor Cunha, Maria Cunha, Fernando Feo e Mariane Fernanda Feo. Professor e mestre, entre violões, cavaquinho, teclado, violino, e aquele que é seu xodó, o acordeon italiano Scandalli, é um apaixonado pela arte musical. "A música me distrai", costuma dizer.
O evento no Brewzin, com o grupo Seu Quixote", marca em Teresópolis o dia do forró, estilo de música genuinamente brasileira, e que se popularizou a partir do forró universitário e do forró eletrônico, incorporando elementos de pop, axé e tecnobrega. Luiz Gonzaga e seu estilo de tocar forró tem seguidores Brasil afora, e tem em Teresópolis um grupo musical de qualidade que repercute a genuína música de raiz, o  grupo "Seu Quixote", já considerado um dos melhores grupos de forró pé de serra da região.
Instituído pela Lei 11.176, em 2005, o Dia Nacional do Forró homenageia a data de nascimento do músico Luiz Gonzaga do Nascimento, o "Rei do Baião" e sua primitiva formação, tripé instrumental com a sanfona, o triângulo e a zabumba.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça mantém obrigação para Flordelis usar tornozeleira eletrônica

Carnaval de rua no Rio em 2021 é adiado

Governo libera entrada de estrangeiros em todos os aeroportos do país

Presidente Jair Bolsonaro está sem febre ou dor após cirurgia

Bolsonaro fará cirurgia em São Paulo nesta sexta

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy