Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros recebem educação on-line durante a pandemia

Plataforma aprimorada e adequada para garantir a manutenção do calendário dos cursos da corporação

Cerca de 1.500 militares recebem capacitação on-line nas plataformas de Ensino a Distância (EAD) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde março, quando teve início a pandemia do novo coronavírus. A modalidade, que começou a ser implantada na corporação há quase 20 anos, foi aprimorada e adequada para garantir a manutenção do calendário dos cursos, sem prejuízo no processo de ensino-aprendizagem dos oficiais e praças, neste momento de exceção. – Tendo em vista as recomendações de distanciamento social da Secretaria de Estado de Saúde, atividades que antes eram realizadas de maneira presencial ou semipresencial passaram a ser oferecidas, temporariamente, de forma totalmente remota em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Hoje, temos seis cursos ativos que utilizam a ferramenta pedagógica – disse o major Sandro Sampaio, comandante do Centro de Educação a Distância (CEAD) do CBMERJ.
A iniciativa beneficia alunos do Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC), do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) e do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), ministrados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O Curso Superior de Comando (CSBM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), ministrados pela Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), também tiveram aulas adaptadas ao modelo virtual.
– Embora estejamos projetando a volta gradual das atividades do Curso de Formação de Oficiais, os cadetes, por exemplo, seguiram cursando algumas disciplinas do módulo acadêmico, como cálculo, química, direito e mecânica a distância. A tecnologia é uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem, permitindo flexibilidade de tempo e economia de recursos. O EAD nos possibilita acompanhar a evolução da sociedade e contribui para o aprimoramento permanente dos nossos heróis, garantindo a excelência dos nossos serviços – afirmou o coronel Ricardo Macedo, Diretor-Geral de Ensino e Instrução (DGEI).
Desde 2010, quando a plataforma de ensino a distância do CBMERJ foi criada, mais de 16 mil bombeiros já participaram de cursos regulares e de especialização que contam com módulos on-line. Em 2018, a corporação criou o Centro de Educação a Distância (CEAD/DGEI), inaugurando um Estúdio de Produção Audiovisual voltado para a elaboração de vídeo-aulas complementares às aulas/instruções, reforçando e padronizando a formação dos bombeiros.

Colégios militares
A Educação a Distância também tem beneficiado os alunos dos colégios militares do Corpo de Bombeiros RJ, em Volta Redonda e Miguel Pereira, que estão fechados fisicamente em cumprimento às medidas preventivas contra a Covid-19. Desde março, estudantes e professores usam as mesmas ferramentas já aplicadas nos cursos regulares e de especialização da corporação.  – Estamos preservando a saúde de todos os envolvidos e cumprindo o currículo previsto – reforçou o coronel Ricardo Macedo.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 24/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Teresópolis: Saque FGTS é liberado para moradores de áreas atingidas pelas chuvas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE