ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Bombeiros pedem alterações no trânsito para agilizar atendimentos

Data: 04/03/2020

No início da noite de segunda-feira, uma viatura do Corpo de Bombeiros ficou presa por vários minutos no trânsito na Rua Rui Barbosa

Marcus Wagner

Para o atendimento de casos de emergência, minutos e até segundos podem fazer toda a diferença para evitar complicações graves para a vítima e por isso o deslocamento das equipes do Corpo de Bombeiros precisa ser muito eficiente, porém em Teresópolis alterações no trânsito estão dificultando o trajeto das equipes de resgate em alguns chamados. Antes das mudanças, o caminho para o centro da cidade era pela Rua Djalma Monteiro que permitia a descida para acessar a Rua Tenente Luís Meirelles e a Avenida Feliciano Sodré. Agora as viaturas precisam desviar por outras ruas do Panorama e Agriões até chegar ao Centro. 
Na noite desta segunda-feira, 2, um exemplo dessa dificuldade pôde ser percebido com um caminhão dos bombeiros que ficou parado por minutos até conseguir se deslocar pelo centro da cidade até a Rua Waldir Barbosa Moreira.
Um dos caminhos para as viaturas é a Rua Juruena, porém este percurso se tornou problemático por conta de um impedimento de veículos pesados trafegarem no trecho, além do relato de moradores de abalos nos imóveis após o aumento do trânsito. De acordo com o comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), tenente-coronel Fábio Gonçalves, houve mudanças que foram até positivas para o deslocamento em algumas ruas, mas para o centro da cidade há problemas que precisam de uma solução urgente. 


“Para nós não é permitido entrar naquela rua com o nosso caminhão de combate a incêndio, teríamos que dobrar um pouco antes, mas percebemos que estava havendo um pouco de atraso de deslocamento da viatura. Estamos solicitando à Guarda Municipal permissão para poder dobrar ali à direita e diminuir esse tempo de resposta aos socorros provenientes do centro de Teresópolis. Algumas vias internas estão um pouco melhores, mas naturalmente algumas vias do centro da cidade tiveram certa sobrecarga e em alguns momentos temos uma demora maior referente a isso”, explicou o comandante. 
Uma solução viável para o problema que é vista com bons olhos tanto pelo Corpo de Bombeiros quanto por moradores da Rua Juruena seria o retorno do tráfego em mão dupla na Rua Djalma Monteiro, possibilitando maior rapidez ao resgate e diminuindo o fluxo das ruas adjacentes.
“Se pudesse seguir em frente como era anteriormente facilitaria o deslocamento da viatura. Só que a gente sabe que as alterações vão refletir em outras vias. Para a gente seria um pouco melhor. A gente ouviu falar sobre essa trepidação com relação à passagem da viatura ali e o aparecimento de rachaduras nas residências, mas nossos motoristas estão preparados para fazer este tipo de deslocamento com as viaturas e não relataram dificuldades”, disse Fábio Gonçalves.
Outra forma de melhorar a esse deslocamento das equipes de emergência é realizar a antiga promessa de pavimentação da Rua Carmem Gomes, que passa por trás dos quartéis e dá acesso ao Corta-Vento e Agriões mais rapidamente.


“Desde o início do meu comando aqui em 2018 a gente já vem solicitando para a prefeitura pavimentar essa rua de trás aqui que seria outro meio de escape, uma forma de agilizar os socorros. A gente sabe as dificuldades que a prefeitura vem passando e ficou como promessa para se realizada o quanto antes. A gente vai agora reforçar a importância dessa outra via para o Corpo de Bombeiros, para a Polícia Militar e para a população como um todo para podermos utilizar e desafogar as outras vias”, destacou o comandante.
Nossa reportagem solicitou um posicionamento da prefeitura a respeito dessa situação que afeta o trabalho do Corpo de Bombeiros e sobre a possibilidade de alguma mudança em sentidos de ruas, porém até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turismo: Aumenta o número de prestadores de serviço cadastrados

Segurança revitaliza pintura da sinalização de trânsito em cinco bairros

Vacinação para professores está mantida

Sine divulga 119 oportunidades de emprego em Teresópolis

Liberado o edital para o Vestibular Cederj em Teresópolis

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy