Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros pedem alterações no trânsito para agilizar atendimentos

Mudanças nos sentidos das ruas provocaram dificuldades no acesso às ruas do centro da cidade

Marcus Wagner

Para o atendimento de casos de emergência, minutos e até segundos podem fazer toda a diferença para evitar complicações graves para a vítima e por isso o deslocamento das equipes do Corpo de Bombeiros precisa ser muito eficiente, porém em Teresópolis alterações no trânsito estão dificultando o trajeto das equipes de resgate em alguns chamados. Antes das mudanças, o caminho para o centro da cidade era pela Rua Djalma Monteiro que permitia a descida para acessar a Rua Tenente Luís Meirelles e a Avenida Feliciano Sodré. Agora as viaturas precisam desviar por outras ruas do Panorama e Agriões até chegar ao Centro. 
Na noite desta segunda-feira, 2, um exemplo dessa dificuldade pôde ser percebido com um caminhão dos bombeiros que ficou parado por minutos até conseguir se deslocar pelo centro da cidade até a Rua Waldir Barbosa Moreira.
Um dos caminhos para as viaturas é a Rua Juruena, porém este percurso se tornou problemático por conta de um impedimento de veículos pesados trafegarem no trecho, além do relato de moradores de abalos nos imóveis após o aumento do trânsito. De acordo com o comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), tenente-coronel Fábio Gonçalves, houve mudanças que foram até positivas para o deslocamento em algumas ruas, mas para o centro da cidade há problemas que precisam de uma solução urgente. 


“Para nós não é permitido entrar naquela rua com o nosso caminhão de combate a incêndio, teríamos que dobrar um pouco antes, mas percebemos que estava havendo um pouco de atraso de deslocamento da viatura. Estamos solicitando à Guarda Municipal permissão para poder dobrar ali à direita e diminuir esse tempo de resposta aos socorros provenientes do centro de Teresópolis. Algumas vias internas estão um pouco melhores, mas naturalmente algumas vias do centro da cidade tiveram certa sobrecarga e em alguns momentos temos uma demora maior referente a isso”, explicou o comandante. 
Uma solução viável para o problema que é vista com bons olhos tanto pelo Corpo de Bombeiros quanto por moradores da Rua Juruena seria o retorno do tráfego em mão dupla na Rua Djalma Monteiro, possibilitando maior rapidez ao resgate e diminuindo o fluxo das ruas adjacentes.
“Se pudesse seguir em frente como era anteriormente facilitaria o deslocamento da viatura. Só que a gente sabe que as alterações vão refletir em outras vias. Para a gente seria um pouco melhor. A gente ouviu falar sobre essa trepidação com relação à passagem da viatura ali e o aparecimento de rachaduras nas residências, mas nossos motoristas estão preparados para fazer este tipo de deslocamento com as viaturas e não relataram dificuldades”, disse Fábio Gonçalves.
Outra forma de melhorar a esse deslocamento das equipes de emergência é realizar a antiga promessa de pavimentação da Rua Carmem Gomes, que passa por trás dos quartéis e dá acesso ao Corta-Vento e Agriões mais rapidamente.


“Desde o início do meu comando aqui em 2018 a gente já vem solicitando para a prefeitura pavimentar essa rua de trás aqui que seria outro meio de escape, uma forma de agilizar os socorros. A gente sabe as dificuldades que a prefeitura vem passando e ficou como promessa para se realizada o quanto antes. A gente vai agora reforçar a importância dessa outra via para o Corpo de Bombeiros, para a Polícia Militar e para a população como um todo para podermos utilizar e desafogar as outras vias”, destacou o comandante.
Nossa reportagem solicitou um posicionamento da prefeitura a respeito dessa situação que afeta o trabalho do Corpo de Bombeiros e sobre a possibilidade de alguma mudança em sentidos de ruas, porém até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE