Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros e Guarda Municipal promovem ações para reduzir número de atropelamentos

Trecho em frente ao supermercado Extra é o que mais preocupa pela frequência de acidentes graves

O Corpo de Bombeiros de Teresópolis e a Secretaria Municipal de Segurança Pública estão desenvolvendo ações para conseguir reduzir o índice preocupante de acidentes de trânsito envolvendo atropelamentos, principalmente na Avenida Lúcio Meira, em frente ao supermercado Extra.  De acordo com os registros das autoridades, ocorrem acidentes naquele trecho toda semana e por isso medidas deverão ser tomadas para tentar reduzir o risco no local.

De acordo com o tenente coronel Alecrim, comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), os registros de atendimentos no trânsito são catalogados e analisados para municiar as políticas públicas de Segurança Pública: “Nossos dados estatísticos mostram dois principais pontos de atropelamento, um  ali próximo ao Supermercado Extra e o segundo no Bairro São Pedro, porém o que tem nos chamado mais atenção é sem dúvida próximo ao Extra. Infelizmente algumas pessoas se atiram na posta mesmo tendo locais , sinalizados  e adequados  para essa travessia. Muitas vezes essa imprudência, essa pressa é o que contribui para os acidentes”, destacou. 
O comandante Alecrim explicou que trabalha em diálogo com o poder público municipal para que sejam desenvolvidas ações mais efetivas na prevenção de acidentes: “O levantamento estatístico que foi feito, não só apontou os locais de maior ocorrência dos acidentes, mas também a identificação do tipo de perfil das vitimas, por exemplo, muitos idosos. Hoje nos temos algumas ações em que há não só a faixa como também um agente público sinalizando para tentar evitar imprudências, mas a principal modificação vem das pessoas. O trânsito só tem possibilidade de fluir se todos os envolvidos contribuírem para que ele possa transcorrer de forma segura”.
A Guarda Civil Municipal também realiza a apuração dos pontos críticos do trânsito e está se preparando para viabilizar algumas intervenções de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Segurança Pública: “Esse é um problema antigo. Só falando de casos fatais, houve um em 2019, outro em 2020 e inclusive agora recentemente o Mestre Geny foi atropelado ali. O Secretário já determinou alguma campanha de orientação e está se estudando a criação de uma faixa de pedestres, substituindo por outra. O Corpo de Bombeiro nos apresentou esse pedido. Tem um projeto também de fazer uma intervenção no canteiro central para coibir as pessoas de atravessar por ali. Há uma mobilização pra resolver e reconhecemos um alto índice de acidentes. Ali é certo que pelo menos um acidente por semana ocorra”, explicou Gil Wellington, comandante da GCM.
 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE