Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Boletos do IPVA estarão disponíveis a partir do dia 10

Pagamento em cota única tem desconto. Primeira data de vencimento é dia 22

Na próxima quarta-feira (10), a Secretaria de Fazenda disponibiliza em seu site os boletos para pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O IPVA é pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores: automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, aviões de esporte e lazer.  Estão isentos do imposto veículos de  entidades filantrópicas; de aluguel (táxis, reboques e similares); adaptados a portadores de deficiência física; veículos oficiais; e veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Para imprimir o boleto basta acessar o site da secretaria (rj.gov.br/web/sefaz/principal) ou do banco arrecadador (www.bradesco.com.br). O proprietário digita o número do Renavam e obtém o boleto, que pode ser pago em qualquer agência bancária. Na página serão disponibilizadas as opções para pagamento em cota única ou parcelado em três vezes. Pagando em apenas uma etapa, é concedido o desconto de 3% sobre o valor do IPVA.

Como é feito o cálculo do IPVA?

Multiplica-se o valor venal do veículo por 4 e divide por 100. O valor de veículos usados é calculado através de pesquisa na imprensa e instituições especializadas, sendo então estimados os preços de mercado destes veículos, que será o valor venal a ser usado no cálculo acima. Importante lembrar que mesmo sem estar em dia com o IPVA é possível fazer a vistoria anual do Detran. Em cumprimento à lei 7.718/2017, o Detran-RJ permite o agendamento da vistoria de quem ainda não pagou o imposto.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeito quer autorização da Câmara para gastar o dinheiro da água

Albuquerque: manilhas usadas em obra da PMT foram compradas por moradores

Edinar Corradini lança livro nesta quinta-feira, 18

PL define pré-candidato Alex Castellar com Davi Serafim para vice

Deputado Serafini sai em defesa dos produtores orgânicos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE