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Boa alimentação é grande aliada ao combate do COVID-19

Data: 17/03/2020

A vitamina C pode ser uma ótima fonte positiva para o corpo, contribuindo na imunização e consequente melhor combate ao novo vírus - Ricardo Abreu

Paola Oliveira 

Com a chegada do novo coronavírus no Brasil e o aumento do número de casos a cada dia, a população redobrou os cuidados com a higiene, lavando as mãos com mais frequência e inserindo no dia a dia o uso do álcool em gel. Os ambientes com grande aglomeração, externos e principalmente internos estão sendo evitados. Outro comportamento que vem sendo adotado é a cautela ao cumprimentar as pessoas, evitando ao máximo o contato. Tudo para não contrair o vírus e controlar o avanço dos casos. No entanto, uma boa alimentação pode contribuir para a proteção do corpo, sendo uma grande aliada para o sistema imunológico, deixando-o mais preparado e fortalecido para casos como este, do COVID-19. “Tem sido disseminado por aí que uma boa alimentação pode evitar a contaminação. Isso não é verdade, mas uma alimentação adequada vai sim fortalecer o nosso sistema imunológico e com certeza ajudar no combate ao vírus”, explica a nutricionista Fernanda Gonçalves.


“Nós temos que pensar nos nutrientes e nos alimentos fontes. Acho essencial fazer um shot de limão pelo menos ao acordar, dando um shot de vitamina C. Nele pode incluir própolis ou por debaixo da língua uma geleia real. São alimentos que podem fortalecer o sistema imunológico. Existem alguns fitoterápicos como o chá de equinácea que é maravilhoso para fortalecer o sistema imunológico, porém só se encontra de forma manipulada. Chás no geral, de gengibre e orégano, são muito importantes no combate viral, além da alimentação saudável no geral. Nós sabemos que além de incluir o que nos protege temos que excluir o que faz com que a nossa imunidade baixa, tal como o consumo de carboidrato de alto índice glicêmico. Exemplo, o açúcar e farinha refinada. Esses alimentos precisam ser excluídos da nossa dieta e optar por aquele de forma integral, variar frutas legumes e verduras, então conseguiremos favorecer o consumo de complexo B, que é um conjunto de vitaminas que ajuda muito no sistema imunológico”, afirma. 

“Tem sido disseminado por aí que uma boa alimentação pode evitar a contaminação. Isso não é verdade, mas uma alimentação adequada vai sim fortalecer o nosso sistema imunológico e com certeza ajudar no combate ao vírus”, lembra a nutricionista Fernanda Gonçalves


A vitamina C pode ser uma ótima fonte positiva para o corpo, contribuindo na imunização. Algumas pessoas ligam a vitamina C a própria laranja, que também pode ser inserida no cardápio diário, mas de uma forma saudável. “A laranja é muito boa, mas não na forma de suco, porque ela vai fornecer bastante vitamina C, mas em contrapartida ela vai ter uma alto índice glicêmico quanto suco. Então se você comer a laranja, isso inclui o bagaço, é bem positivo”, a especialista esclarece.  “O interessante de fonte de vitamina C seria o limão, porque tem um baixo índice glicêmico e é rico nesta vitamina”, sugere Fernanda. 

Efeitos positivos
Para facilitar o dia a dia, existem cápsulas de vitamina C facilmente encontradas em farmácias, sendo uma excelente opção para aqueles que têm uma vida mais corrida, tendo o mesmo efeito positivo da fruta, porém exige certa atenção ao uso. “Tem alguns estudos que mostram que o consumo da vitamina C não devem exceder 200mg por dose porque seria um excesso de vitamina C, mas isso só seria prejudicial para quem tem crises de pedra nos rins. De forma geral não tem problema”, informa a nutricionista. 
Outra vitamina que faz toda a diferença para o fortalecimento é aquela que vem através do sol. “A vitamina D é extremamente importante para o sistema imunológico e nós conseguimos através do sol. Só que nós estamos sempre cobrindo braços e pernas e ficamos pouco tempo exposto a vitamina D. Então nós vemos na população uma carência muito grande desta vitamina. Então é interessante a forma de suplementação da vitamina ou então a exposição regular ao sol todos os dias no período de 5 a 10 minutos”, pontua.
Mesmo com toda a riqueza de vitaminas que esses alimentos oferecem para o corpo, contribuindo para o sistema imunológico, a nutricionista alerta para os cuidados gerais.  “Nessa hora a higienização dos alimentos, das mãos, da face, da lavagem nasal constantemente é importante para evitar a contaminação. Vale lembrar que a contaminação só é evitada com a higienização e evitando a as aglomerações, a nutrição ela pode te ajudar no combate da infecção”, conclui. 

Mudanças 
Na mesma semana que a Organização Mundial da Saúde decretou situação do coronavírus como pandemia mundial, no país, os Governos dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo determinaram a antecipação das férias escolares em unidades particulares e públicas e também nas universidades e cursos no período de 15 dias. Assim como, eventos foram cancelados e outros remarcados. Essa foi a forma que o país encontrou para tentar parar o contágio do vírus, que passou rapidamente de 98 casos na sexta-feira para 200 na manhã de segunda-feira, 16. Produtos básicos como álcool em gel e máscaras de proteção estão se esgotando no mercado e em alguns lugares já estão em falta. Nesta segunda, primeiro dia útil da semana depois do decreto do governo foi perceptível uma diferença no fluxo de pessoas nas ruas. Os hospitais mudaram as regras de visitação e as academias determinaram o total de pessoas de podem fazer as atividades no local, respeitando o total por vez, evitando assim aglomerações.   

 

 

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