Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Biometria alcança apenas 52% dos eleitores de Teresópolis

Procedimento de identificação agiliza votação e ajuda a coibir fraudes

Marcus Wagner

O cadastramento biométrico dos eleitores de Teresópolis continua sendo feito pela Justiça Eleitoral com o intuito de tornar o processo mais ágil, além de coibir duplicidades e possíveis fraudes, porém muita gente ainda não realizou o procedimento. De acordo com dados da 38ª e da 195ª zonas eleitorais, responsáveis pelos cadastros de Teresópolis, o índice de atualização das informações não passa de 52%. 
No site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) é possível fazer o agendamento para se atendido nos cartórios de Teresópolis e lá também consta a informação do calendário dos municípios com prazo para finalizar o recadastramento, porém Teresópolis ainda não está nesta lista, ou seja, por enquanto o procedimento não é obrigatório para eleitores do município. Apesar de só haver previsão de eleição para outubro de 2020, é melhor não deixar para a última hora para não enfrentar tumultos e filas.
“Nós atingimos 52%, algo em torno de 64 mil eleitores, mas Teresópolis tem 122 mil eleitores, ou seja, uma grande parte da população ainda não compareceu. É necessário que as pessoas venham, ainda não há obrigatoriedade por enquanto, mas de toda forma é melhor evitar aqueles tumultos que ocorrem quando se diz que determinado procedimento é obrigatório. Venham tranquilamente que estamos fazendo aqui, basta trazer o comprovante de residência atualizado e o título de eleitor também”, explicou Roberto Branco, Chefe do cartório da 38ª Zona Eleitoral.
Nas últimas eleições, alguns eleitores se  surpreenderam ao já poderem ter a identificação feita através de suas digitais, fato que foi possível através do cruzamento de banco de dados com a instituição responsável pela emissão de carteiras de identidade no estado: “Houve um convênio entre o TRE do Rio de Janeiro e o Detran RJ que cedeu os dados biométricos, fazendo com quem muitas pessoas que ainda não tinham feito o recadastramento no cartório da Justiça Eleitoral já estivessem com as informações atualizadas por intermédio dos dados da carteira de identidade, inclusive essas pessoas nem precisam mais realizar o recadastramento”, enfatizou Roberto.
Local e Documentos necessários 
Endereço das zonas eleitorais de Teresópolis: 38ª ZE ou 195ª ZE, na Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66, térreo, Centro, de segunda a sexta, das 11h às 19h. Mais informações em www.tre-rj.jus.br/biometria
O eleitor deve se dirigir à zona eleitoral que atende sua área de residência levando documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de documento que comprove a mudança dos dados, como certidão de casamento ou sentença judicial. Os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem levar também o comprovante de quitação militar. O horário de funcionamento das zonas eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE