Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Biometria alcança 55% dos eleitores de Teresópolis

Mesmo sem obrigatoriedade no município, procura pelos cartórios aumentou nos últimos dias

Termina neste fim de semana o período de cadastramento biométrico dos eleitores em vários municípios do país. Em Teresópolis, ainda não há obrigatoriedade para a realização do procedimento, mas muitas pessoas, movidas por campanhas focadas nessas regiões onde será exigido recadastramento para a participação no próximo pleito, têm procurado a 38ª e a 195ª zonas eleitorais, responsáveis pelos cartórios locais. Até o momento, aproximadamente 67 mil já fizeram a biometria, o que representa 55% dos eleitores cadastrados para votar nem Teresópolis.  Mesmo sem a exigência, é possível realizar o procedimento e evitar filas para quando for preciso realmente cadastrar a biometria. No site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) é feito o agendamento para se atendido nos cartórios de Teresópolis. “Aqui são 122 mil eleitores, ou seja, uma grande parte da população ainda não compareceu. É necessário que as pessoas venham, ainda não há obrigatoriedade por enquanto, mas de toda forma é melhor evitar aqueles tumultos que ocorrem quando se diz que determinado procedimento é obrigatório. Venham tranquilamente que estamos fazendo aqui, basta trazer o comprovante de residência atualizado e o título de eleitor também”, explica Roberto Branco, Chefe do cartório da 38ª Zona Eleitoral.
Nas últimas eleições, alguns eleitores se surpreenderam ao já poderem ter a identificação feita através de suas digitais, fato que foi possível através do cruzamento de banco de dados com a instituição responsável pela emissão de carteiras de identidade no estado do Rio: “Houve um convênio entre o TRE do Rio de Janeiro e o Detran RJ que cedeu os dados biométricos, fazendo com quem muitas  pessoas que ainda não tinham feito o recadastramento no cartório da Justiça Eleitoral já estivessem com as informações atualizadas por intermédio dos dados da carteira de identidade, inclusive essas pessoas nem precisam mais realizar o recadastramento”, enfatizou Roberto.
O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais.

Idosos também participam
O eleitor com mais de 70 anos de idade também deve participar da coleta de dados biométricos realizada pela Justiça Eleitoral. Embora a Constituição Federal determine que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para o cidadão nessa idade, no caso de revisão eleitoral, todos os eleitores, inclusive aqueles para os quais o voto é facultativo – maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos – devem comparecer aos cartórios para o cadastramento biométrico. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os idosos com mais de 70 anos que não participarem do procedimento de revisão podem ter seus títulos cancelados. O TSE informa ainda que não serão canceladas as inscrições de eleitores com deficiência que impossibilite o cumprimento das obrigações eleitorais, desde que a informação conste no cadastro.

Local e Documentos necessários
– Endereço das zonas eleitorais de Teresópolis: 38ª ZE ou 195ª ZE, na Rua Alice Quintela Mauricio Regadas, 66, térreo, Centro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Mais informações em www.tre-rj.jus.br/biometria
– O eleitor deve se dirigir à zona eleitoral que atende sua área de residência levando documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de documento que comprove a mudança dos dados, como certidão de casamento ou sentença judicial.
– Os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem levar também o comprovante de quitação militar.
 
 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE