Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Beneficência Portuguesa ganha mais 10 leitos clínicos

Vagas são para retaguarda de casos ?não-Covid?. Mudança prevista para UPA ainda não foi efetivada

Começaram a ser operados os 10 novos leitos clínicos SUS contratados pelo município no Hospital Beneficência Portuguesa nesta quarta-feira, 07. A unidade de saúde passa agora a receber os pacientes “não-Covid-19” da UPA 24h, sem gravidade (sala amarela), reduzindo assim a ocupação da unidade de pronto-atendimento para que mantenha o foco no atendimento a pacientes Covid-19 e outras emergências graves. A abertura de novos leitos na Beneficência Portuguesa faz parte da ação de reestruturação da saúde anunciada em 25 de março, que inclui a dedicação da UPA 24h a casos Covid-19 e outras emergência graves, a mudança do atendimento do SPA Dr Eitel Abdallah para uma unidade intermediária para atendimento e internação de pacientes clínicos. A reestruturação das unidades está em andamento e será concluída nos próximos dias. ”A Prefeitura Municipal de Teresópolis informa que, apesar de estar em operação os 10 novos leitos clínicos SUS no Hospital Beneficência Portuguesa, a UPA ainda não conta com atendimento exclusivo para casos graves de Covid-19. O motivo para isso, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é que ainda precisa ser finalizada a adaptação do SPA Dr Eitel Abdallah”, informou à redação do jornal O Diário nesta quinta-feira a Assessoria de Comunicação da PMT.

Com as obras de adequação, o SPA Dr. Eitel Abadallah, em São Pedro, passa a contar com a seguinte estrutura: Recepção, Consultórios Clínicos, Classificação de Risco, Internação de Clínica Médica, Salas de Repouso, Sala de Estabilização, Sala de Preparação de Medicação, Farmácia, Sala de Enfermagem, Sala de Medicação, (Observação), Sala de Sutura, Administração, Banheiros e Cozinha.

Tomógrafo na UPA
Desde o final de dezembro, quando foi instalado um tomógrafo exclusivo para os atendimentos da UPA, a unidade de pronto atendimento 24h já realizou quase três mil tomografias computadorizadas de tórax, crânio, abdômen e outros nesses últimos três3 meses. Isso se deve à agilidade que o equipamento trouxe com o fim do deslocamento do paciente para o HCT, reduzindo o tempo de realização do exame de 5 horas para 10 minutos. Segundo o diretor médico da UPA 24 Horas, Demétrio Arbex, maior rapidez no diagnóstico e na definição da conduta médica são os maiores benefícios para o paciente. “Com o exame em mãos, o médico tem condição técnica e mais rapidez para definir se é caso cirúrgico, de internação ou de tratamento domiciliar e ainda evitar que pacientes em situação grave descompensem no trajeto até o hospital. Fazer os exames aqui também reduziu o número de saídas da ambulância com equipe médica e nfermeiros da unidade”, relatou. 
Desde 2010, pacientes que davam entrada na UPA com indicação de exame de imagem eram transportados de ambulância até o Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCTCO) para a realização. A máquina também facilitou o diagnóstico de Covid-19 em pacientes sintomáticos. Hoje, o tomógrafo registra em média 50 exames por dia. E, segundo Demétrio, a expectativa é que em breve também sejam realizados os exames eletivos ambulatoriais na UPA.

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Saiba como solicitar a segunda via da Carteira de Identidade

Armado com faca, homem tenta roubar casa de idosa de 80 anos

Dengue: sobre para quatro o número de óbitos em Teresópolis

Mulher presa vendendo cocaína no Rosário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE