Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Banda do Higino da Silveira é campeã estadual

Corporação Musical vai representar o município em competição nacional

Marcello Medeiros

Com apenas pouco mais de dois anos de história, a Corporação Musical Higino da Silveira tem feito muito bonito nas apresentações realizadas em diversos municípios. Além do destaque frequente em meio a tantas agremiações, a garotada do colégio estadual localizado na Avenida Delfim Moreira acaba de se consagrar campeã estadual do Concurso de Bandas e Fanfarras realizado em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento é da FFABERJ – Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro e garantiu aos teresopolitanos o direito de representar o estado do Rio no campeonato nacional que será realizado em dezembro em Recife, em Pernambuco. “É com muito orgulho que temos que comemorar a vitória da nossa corporação, que será a única escola estadual do Rio de Janeiro na competição com agremiações de todo o Brasil. Esses jovens e estudantes que nos enchem de alegria e representam a SEEDUC com louvor!”, enfatiza Adriana Gaspar Coutinho, Diretora Geral do Euclides da Cunha.
Com 50 componentes, a CMHS foi formada no dia 23 de julho de 2016. Atualmente, está sob a condução do Maestro Felipe Andrade Vilch Son, tendo como Regente Mór e Coreógrafo Jefferson Leonardo Alves dos Santos, Baliza Feminino Paloma de Assis Pinheiro e Baliza Masculino Allan Camacho. No ano de sua fundação, foi campeã estadual em Papucaia, campeã geral no concurso de Belford Roxo e ficou entre as quatro melhores bandas marciais do Brasil no Encontro Nacional realizados em Barra Mansa. “Nós componentes da Corporação Musical Higino da Silveira temos um imenso amor pelo que fazemos e de participar desse mundo. Vestimos a camisa, sonhamos, lutamos e vencemos cada desafio. Ainda sonhamos ao imaginar que um dia todas as bandas e fanfarras serão valorizadas, principalmente as de nosso município – onde estamos carentes de apresentações e visibilidade”, lembra o Maestro Felipe.

Campeonato e Federação
A Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro –  FFABERJ/Instituição representante das Bandas e Fanfarras no Estado do Rio de Janeiro tem como presidente Thiago Farias. A FFABERJ é responsável anualmente pelo Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas que integra o calendário oficial das atividades das filiadas, abrangendo todos os municípios do Rio de Janeiro. O Campeonato Estadual tem o objetivo de estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercambio entre os integrantes mediante competições, incentivar as corporações musicais, o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, como contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão. Cada ano uma cidade sede o espaço e a alimentação para que aconteça esse campeonato. Neste ano aconteceu na cidade de São Gonçalo, no dia 30 de setembro de 2018, com a presença de 20 corporações musicais de vários municípios.
Cada quesito das bandas foi avaliado por dois jurados capacitados pela comissão técnica da FFABERJ. Onde obteve o terceiro lugar pavilhão nacional, segundo lugar corpo musical, segundo lugar regente mor, empate entre a baliza feminino, segundo lugar baliza masculino e primeiro lugar corpo coreográfico. ”Devido ser a única banda completa da categoria em todos os quesitos, na somatória geral do resultado, a Corporação Musical Higino da Silveira se consagrou pela segunda vez Campeã Estadual. A partir desse resultado, a banda está apta a participar e competir no XXV Campeonato Nacional de Bandas e fanfarras em Recife-PE, nos dias 24 e 25 de Novembro, pela CNBF – Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras do Brasil”, destaca a página da FFABERJ.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE