Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Avanço da Covid-19 em Teresópolis faz escolas voltarem ao ensino remoto

Alguns estabelecimentos anunciaram a regressão após casos confirmados em unidades da rede particular

Escolas da rede particular que já tinham voltado a realizar aulas presenciais e outras que começariam esta semana anunciaram que manterão as aulas apenas no sistema remoto por conta da insegurança gerada pelo avanço da Covid-19 em Teresópolis de maneira alarmante. Pelas redes sociais, vários comunicados foram divulgados desde o final de semana, inclusive de escolas tradicionais do município que optaram pela precaução, pois em pouco tempo do retorno presencial, já houve professores que se contaminaram e uma profissional faleceu poucos dias após apresentar sintomas.

A preocupação quanto ao risco de contaminação já era expressa pelos sindicatos que se posicionaram contra a volta enquanto os profissionais da Educação não fossem vacinados, o que ainda não aconteceu. A volta das aulas presenciais nas escolas particulares ocorreu amparada pela permissão da prefeitura que estipulou a obrigatoriedade do alvará Covid e o cumprimento de medidas preventivas e restritivas.
Os motivos que baseiam a decisão são muito fortes: lotação esgotada de leitos, pacientes sendo transferidos em grande número para outros municípios, classificação do município como alto risco pelo governo do estado com sinalização da bandeira vermelha, a presença da nova cepa mais agressiva e casos de professores sendo afastados em vários estabelecimentos. 
Diante desta realidade, o Sindicato dos Professores de Teresópolis elaborou um documento que foi entregue ao prefeito e à Câmara de Vereadores exigindo medidas imediatas para resguardar a segurança de todos: “Solicita o imediato fechamento de todos os estabelecimentos de ensino da rede particular de Teresópolis, em virtude do agravamento da situação epidemiológica da COVID-19 no município, até que a cidade apresente um retrocesso em seu Mapa de Risco (saia da bandeira vermelha), controle na transmissão de novos casos e Sistema Municipal de Saúde com possibilidade de atendimento aos pacientes do município”.
Entre as escolas que divulgaram que vão partir para o sistema unicamente remoto de aulas temporariamente estão Nossa senhora do Carmo, Creche e Escola Grandini, Rosa Damasceno, Serrano, Solar, Espaço e Vida, Único, Ideal e George March. Algumas escolas ainda não se manifestaram publicamente, mas não são todas as que irão para com os trabalhos presenciais. 

Comunicados
O comunicado atribuído ao George March: informou que uma professora da Educação Infantil foi diagnosticada com a Covid e assim decidiu adiar por 10 dias o retorno. 
Já o Colégio Único divulgou em suas redes sociais a decisão de adiar o início do sistema híbrido: “Queridos pais, alunos e comunidade escolar, a vontade de estar com vocês é enorme. Mas, pela proteção e pelo carinho enorme que a nossa escola sempre teve com todos, preferimos adiar o inicio do ensino hibrido, que aconteceria a partir de do dia 8, presencialmente, em nossa escola”.
Também pelas redes sociais o Colégio Nossa Senhora do Carmo informou: “Acreditamos que precisamos resguardar os nossos alunos, familiares, funcionários, professores e todos que, de uma maneira ou de outra, convivem conosco no cotidiano da educação. Outro fato que gerou maior preocupação é a possível existência de nova CEPA da Covid 19 em nossa cidade. Portanto, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, decidiu continuar com as aulas remotas e só voltarmos às aulas presenciais quando o quadro epidemiológico obtiver melhora segura em nossa cidade”. 
Até o fechamento desta reportagem, a prefeitura não se posicionou a respeito desta situação. 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE