Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aumento dos casos de atropelamentos em vias do centro preocupa autoridades

Registro de ocorrências envolvendo motocicletas cresceu 640% em um ano

Luiz Bandeira

O Corpo de Bombeiros de Teresópolis realizou um estudo baseado nos índices de ocorrências envolvendo acidentes no trânsito da cidade nos últimos cinco anos. A pesquisa mostra um preocupante crescimento nos registros de atropelamentos. O Capitão Bombeiro Fábio Pimentel, que está à frente do estudo, diz que a análise aponta que as maiores vítimas atropeladas na cidade são idosas e que as ocorrências acontecem mais frequentemente próximas aos grandes mercados da região central. O Capitão Pimentel destaca que na maioria dos casos o idoso não atravessa na faixa de pedestres ou se atravessa o motorista não para. Segundo o militar, os dados foram apresentados à Secretaria Municipal de Segurança Pública, para através da união das duas instituições verem se é um erro de engenharia, de fiscalização ou mesmo falta de educação no trânsito que provoca esse aumento no número de atropelados. 
“É bom para o Corpo de Bombeiros atuarem na prevenção e não só nas ocorrências.” destacou Pimentel.
Os dados mostram que em ocorrências, sem o envolvimento de motocicletas no ano de 2017, foram registrados (14) atendimentos para atropelamentos, 2018 foram (91) e em 2019 foram (94). O capitão frisou que no estudo há essa separação, pois segundo ele são atropelamentos com configurações diferentes já que quando não envolvem motos eles ocorrem com o trânsito fluído, ou seja, com os carros em movimento. No caso de incidentes com motos muitas vezes os carros estão parados e as motocicletas circulam nos corredores, aumentando o risco ao pedestre que atravessa fora da faixa exclusiva para travessia. Nestes casos o aumento nos números é surpreendente. Em 2018 foram (5) e em 2019 a guarnição dos bombeiros foi acionada (37) vezes para atender um atropelado por moto, ou seja, um aumento de 640% destes casos em um ano.
Estes dados estão sendo compilados para gerar uma ação conjunta do 16º GBM e da GCM para que possivelmente sejam demarcadas áreas mais sensíveis e perigosas como se faz em praias. Ou ainda analisar para ver se há a necessidade de mudar certas faixas ou acrescentar certo tipo de sinalização ou coerção. 
“A intenção é ver se eliminamos esse tipo de eventos tristes, pois afinal de contas, não são apenas números, são pais, avós, avôs além de crianças. A gente quer atuar nisso, queremos bater firme nisso e salvar as pessoas antes que os eventos ocorram.” Frisou o Capitão Pimentel.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE