Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aumento do trânsito na Rua Juruena causa abalo em imóveis

Moradores relatam rachaduras nas casas e alertam para o perigo de acidentes

Marcus Wagner

Moradores da Rua Juruena no Panorama reclamam das consequências negativas causadas pelo aumento do tráfego que passa pela via após as mudanças no trânsito feitas pela prefeitura. A passagem de veículos pesados estaria causando rachaduras e instabilidades em vários imóveis, além de um perigo maior de acidentes com o aumento de velocidade no trecho. A mudança no sentido da rua fez parte do projeto de instalação do Integra Terê, proibindo a descida do Panorama pela Rua Djalma Monteiro. Mesmo com o cancelamento da Integração, as alterações foram mantidas e os moradores estão inconformados com a situação.
“O problema é que todo o trânsito está sendo direcionando para cá. O pessoal que vem de Pimenteiras, da Barra, da Posse, do Quebra-Frascos, todos passam por aqui, inclusive quem vem de Itaipava, pois no aplicativo informa que essa rua é um caminho, mas a rua não tem estrutura. O meu muro já está rachando, tem uma árvore no meu terreno que tombou porque essa rua é muito úmida, tem nascente que corre pelo meio-fio da rua. As raízes das árvores não aguentam a trepidação. As pedras do muro em frente à minha casa não vão resistir com todo esse trânsito aqui”, afirmou Monica Guimarães.

Caminho de viaturas
Como caminho principal de acesso ao centro da cidade, as equipes de emergência da cidade passaram a percorrer aquele trecho para fazer os atendimentos, como os caminhões pesados do Corpo de Bombeiros, algo que piorou a situação tanto para os moradores quanto para motoristas das viaturas. “Passam caminhões de 10 toneladas, como o caminhão do Corpo de Bombeiros que não tem nem jogo de direção para conseguir fazer a curva para entrar na Rua Juruena. Ele passa por aqui estremecendo tudo, assim como outros caminhões”, explicou Monica.

Perigo na porta
Outro grande problema é a dificuldade e o perigo que os moradores que possuem carro passam para conseguir entrar ou sair das próprias garagens. Com o aumento da velocidade dos carros que trafegam na via, cada manobra se torna um grande risco. Nossa reportagem acompanhou o imenso trabalho que Wagner Ferreira tem para conseguir entrar na garagem da casa dele e ainda evitar um acidente. Ele relata que essa situação é sempre tensa e que já tentou contato com a prefeitura para buscar uma solução, mas não teve sucesso.
“Meu direito de ir e vir está cerceado. Acredito que seja falta de sensibilidade e competência da prefeitura. Me negaram o direito de entrar na minha própria garagem. É perigoso para mim, para minha família e para os outros porque se acontecer um acidente vai machucar a outra pessoa também”, alertou Wagner.

Mão-dupla na Djalma Monteiro
Para os moradores da Rua Juruena, é mais racional voltar com o trânsito em mão dupla para a Rua Djalma Monteiro que consegue comportar um volume de veículos maior: “A Rua Djalma Monteiro tem uma largura de 3 metros a mais do que essa, então por que não direcionam uma parte do trânsito para lá em mão dupla como sempre foi? Se você for ver a velocidade dos carros passando é inacreditável. Como virou mão única, vários motoristas querem passar rápido, ultrapassar, uma pressa imensa, então precisamos inclusive de quebra-molas”, disse Monica. 
Enviamos um questionamento à assessoria de comunicação da prefeitura sobre a situação da Rua Juruena, porém até o fechamento da reportagem não recebemos resposta.

Moradores já apresentaram diversas solicitações à Ouvidoria Municipal e não obtiveram nenhuma resposta

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE