Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aumenta o número de matrículas no ensino superior

Referência em EAD, a Unopar de Teresópolis é um dos exemplos de crescimento

O número de matrículas em cursos superiores presenciais e de ensino a distância (EAD), nas redes privada e pública, cresceu 1,8% em 2019, de acordo com dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, divulgado esta semana pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. O crescimento total das matrículas na rede privada para cursos presenciais e EAD foi de 2,4%, enquanto na rede pública foi de 1,5%. "Chama a atenção que, apesar de termos crescido nesses últimos anos, a taxa de escolarização líquida, que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos que estão no ensino superior, na faixa etária adequada, não cresce. Em 2018, esse número era de 17,9%, ou seja de toda essa população, só esses estavam matriculados no ensino superior. Em 2019, eram 18,1%; em 2020, 18%; e 2021 a estimativa é de 17,8%", disse o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Em Teresópolis, a UNOPAR é a referência em EAD e cada vez mais procurada pela qualidade do ensino oferecido e a facilidade de conciliar estudos com outros compromissos, tendo registrado aumento no número de matrículas em 2019, 2020 e 2021, mesmo dentro do período de pandemia.
"O preconceito que se tinha sobre o ensino a distância acabou. E todas as faculdades nesse momento de pandemia tiveram que optar por ensino online e depois que formar ver que o aluno aprendeu tanto quanto no ensino presencial. No caso da UNOPAR/Kroton, praticamente transformou o ensino presencial dela em ensino hibrido, que é onde o aluno também frequenta as salas de aula um ou duas vezes por semana ou até 100% digital. A UNOPAR em Teresópolis cresceu 68% o número de matrículas de 2019 a 2021", explica o Antonio Carlos Bideu, que começou com a UNOPAR no município 18 anos atrás e hoje tem 16 polos em outros municípios do estado do Rio. “Hoje os cursos que mais procuram em Teresópolis são Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. A UNOPAR já formou turmas de enfermagem e fisioterapia que aumentou muito a demanda por procura de profissionais nessas áreas”, completa.
Quando se consideram apenas os cursos presenciais da rede privada, em 2021 a previsão é de queda de 8,9% no número de matrículas. Para os cursos EAD, na mesma rede e período, a estimativa de crescimento é de 9,8%. "Mas, mesmo no EAD, o crescimento que vinha ocorrendo antes da pandemia também diminuiu. Temos impacto da pandemia tanto no presencial quanto no EAD", afirma Rodrigo Capelato, do Semespe.

Vagas  
Os dados indicam ainda que, em 2021, foram ofertadas 40 mil vagas com Fies por 892 instituições mantenedoras e 1,5 mil mantidas, sendo que foram ocupadas, até maio, 22 mil dessas ofertas. Para as bolsas do Prouni, em 2020, foram 237 mil parciais e 183 integrais. De 2009 a 2019, a ociosidade nesse tipo de bolsa chegou a 34,4%, de acordo com o mapa divulgado pelo Semesp.
Segundo os dados, em dez anos (2010 a 2019), o número de instituições de ensino superior de grande porte subiu 1,8 ponto percentual, com um aumento de 10,3 pontos percentuais no número de matrículas. No mesmo período, o número de instituições superiores de pequeno porte caiu 4,7 pontos percentuais, com uma diminuição de seis pontos percentuais na participação dessas unidades em relação ao total de matrículas. 

Mais sobre a Unopar
Instituição pioneira no ensino online, há 16 anos em Teresópolis, a Unopar comemora o grande êxito obtido em proporcionar aos seus alunos conseguirem estudar com o mesmo padrão de qualidade e excelência durante um período tão difícil. “Com a pandemia, fizemos tudo online e já estávamos preparados para isso. Não paramos um minuto sequer. Demos um show. Na Unopar, nós fazemos parte do maior grupo educacional do mundo”, pontua Bideu.  Para informações e inscrições o site é www.unopar.br. O polo Teresópolis da Unopar funciona na Rua José Correia da Silva Junior, 41, quarto andar, e o telefone é o 2643-5770.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE