Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aula sobre transporte coletivo e cidadania

Viação retoma projeto "Dedinho de Deus" e convida estudantes para participar

Marcello Medeiros

O trânsito é composto por diversos elementos que, se não alinhados, podem gerar problemas que afetam toda a comunidade. Um pedestre que atravesse fora da faixa, um motorista que estacione na faixa ou na pista de rolamento, um motociclista que ultrapasse pela direita ou no farol vermelho… São muitas ações errôneas registradas diariamente em nosso município, atitudes que podem vir a diminuir se for houver investimento em educação com os futuros motoristas. Pensando nisso, e também em ensinar sobre um tipo de transporte que pode contribuir consideravelmente com a diminuição dos engarrafamentos e outros problemas, inclusive ambientais, a Viação Dedo de Deus retomou o projeto “Dedinho de Deus”, onde pequenos teresopolitanos conhecem as dependências da empresa e são envolvidos em diversas atividades que podem contribuir para uma nova realidade quando eles estiverem à frente de algum tipo de veículo.
Nesta quarta-feira (22) a VDDL recebeu cerca de 30 alunos da escola municipal José Duarte de Magalhães, localizada em Prata dos Aredes, no Terceiro Distrito, estreando a edição 2018 do importante projeto. Eles conheceram a garagem onde ficam guardados os coletivos que transportam a população diariamente, o funcionamento da parte técnica e mecânica da empresa, além de participarem de atividades dinâmicas e lúdicas sobre o convívio social com foco na cidadania e prevenção de acidentes. “Além de disseminadores das boas maneiras no trânsito, essas crianças representam a nossa esperança em um futuro mais seguro e inclusivo para motoristas e pedestres. Trânsito é conversa de adulto. E de criança também”, destaca a VDDL.
Em uma das atividades promovidas com os pequenos, eles ficam dentro de um dos coletivos durante o processo de lavagem. Para participar do projeto “Dedinho de Deus”, basta entrar em contato com a empresa através do e-mail social@dedodedeus.com.br ou pelo telefone pelo telefone 2743-5552. O atendimento para agendamento acontece de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h ou das 13h às 17h.

Campanha do Agasalho
Esta semana aconteceu a quarta etapa de entrega de doações de roupas e cobertores arrecadados pela Viação Dedo de Deus através das campanha “Quanto + Amor + Calor”. Dessa vez, a beneficiada foi a Pastoral da Criança da Igreja de São Cristóvão, localizada em Fonte Santa, instituição que realiza acompanhamento familiar e ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania. Foram entregues 420 peças. A campanha do agasalho 2018 segue até o próximo dia 31 e as doações podem ser depositadas nas sacolas específicas nos ônibus da Viação Dedo de Deus e 1º de Março ou entregues no terminal rodoviário José de Carvalho Janotti ou sede das empresas.

Guarda nas escolas
Promover uma maior conscientização nas crianças a respeito das regras do trânsito: Esse é o objetivo da campanha “Legal é ser Legal no Trânsito”, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Durante todo o mês, nove unidades de ensino, entre creches e escolas, receberão as palestras e atividades lúdicas sobre o tema. Crianças de 4 a 11 anos receberão as orientações da equipe da Ronda Escolar da Guarda Municipal.
A primeira a ser atendida foi a creche Sempre Viva, no Alto, no início de agosto. Já a Escola Municipal Sebastião Mello, no Barroso, recebeu as atividades na última semana. Cerca de 20 crianças de 4 e 5 anos de idade aprenderam um pouco mais sobre o trânsito através de contação de história e atividades lúdicas utilizando faixas de pedestres e os próprios alunos como semáforos, carros e até mesmo guardas municipais. A inspetora da Ronda Escolar, Jania Gonçalves, destaca que a campanha trabalha nos pequenos a questão da atenção no trânsito como pedestres. "São atividades que plantam sementes para um futuro melhor. Eles são multiplicadores e, aos poucos, passam essas informações para os pais em casa”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE