Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

ATL dá posse a oito novos acadêmicos

Solenidade inédita ocorreu na sede que a ATL ganhou de presente, na travessa Portugal, 65

Wanderley Peres

Eleitos em assembleia geral no último 31 de outubro, as professoras Ana Maria Andrade, Michelle Bronstein e Moema Tavares, o artista Ozair Pirilim, a cronista Carol Rocha, o escritor Gustavo Lucena, a poetisa Mariana Mouta e o renomado jornalista Waldair Queiróz tomaram posse sábado passado, dia 21, na Academia Teresopolitana de Letras. Diante do quadro da pandemia, a solenidade foi reservada aos novos acadêmicos e diretoria da entidade, em seu endereço administrativo, recentemente inaugurado na Travessa Portugal, 65, sala 502, um presente à ATL oferecido pelo casado Luiz e Maria Helena Fonseca Costa. “As posses festivas serão agendadas tão logo possível, com a chegada das vacinas ou o desaparecimento das imposições de ordem de isolamento social”, informou o presidente da ATL, Delmo Ferreira, que presidiu a solenidade inédita.
Jornalista que viu surgir o movimento para a criação da ATL em 1961, Waldair Queiróz da Graça é um dos novos membros, passando a ocupar a cadeira 13, patronímica de Clóvis Beviláqua. Filha do Acadêmico fundador Rubens Tavares, a poetisa Moema Tavares, ocupou a cadeira 17, de Gonçalves Dias. Michelle Bronstein, 18, Graciliano Ramos. A professora Ana Maria Andrade, ocupa a cadeira 29, de Machado de Assis; Gustavo Lucena, 32, Otávio Mangabeira; Ozair Furtado, 35, cônego Tomaz de Aquino Menezes; Mariana Moreira Mouta, 36, Raul de Leoni e Carol Rocha, 37, Raymundo Corrêa.

Carol Rocha. Jurema Carolina da Rocha, 36 anos, bacharel em Jornalismo. Atua na área de comunicação social da Alterdata. Venceu concursos de poesia da ATL em 2001 e 2011. Publica artigos, crônicas e poesias na internet, onde tem página com cerca de cinco mil seguidores. Já se apresentou pessoalmente em Plenário da ATL. 

Ana Maria Andrade.  Recebeu o Troféu Tiradentes em 2016, e tem parceria com a ATL nos projetos AMA Leitura, que forma professores contadores de histórias. Dedica-se à literatura infantil desde 2003, e já conta VINTE E DOIS livros publicados, com premiações em todo o país. Além disso tem inúmeras participações em antologias. Realiza intenso trabalho em escolas e outras instituições; participa ativamente de eventos literários em todo o país. Prêmio UFF de Literatura (2014), Prêmio Sesc 2015, Prêmio ABRH 2014, Prêmio Oswaldo Checchia 2015, entre muitos. Palestrante e conferencista em feiras, congressos e festas literárias. 

Gustavo Lucena de Melo. 34 anos, bacharel em Direito, autor do livro “Vida sob escombros”, que narra a saga de uma família destroçada pela tragédia de 2011. Tem intensa ´participação na vida cultural da cidade, escreve poesias, participa da Oficina de Criação de Poesia do Sesc, e faz intensa divulgação das atividades culturais de Teresópolis. 

Mariana Moreira Mouta, 31 anos, bacharel em Direito, poeta, fez vários cursos de literatura, poesia e teatro pelo Sesc e Feso/ProArte. Foi capa do jornal O globo por sua participação no PoeTerê em 2003. Ministra cursos e oficinas de criação literária em escolas e no Sesc, participa de oficinas literárias, e coordenou concursos de poesia. Participação em antologias da Editora Vivará 2018, e da Editora Trevo. Venceu o PoeTerê em 2009. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, como representante da Secretaria Municipal de Turismo.

Michelle Muniz Bronstein, 46 anos. Bacharel em Administração, Doutora e com vários cursos de aperfeiçoamento. Coordenadora do Núcleo Feso-PróArte, e chefe da Coordenação de Extensão do UniFeso. Tem 14 artigos completos publicados em periódicos científicos; 5 livros organizados e publicados, sendo um deles dissertação de Mestrado. Durante 15 anos atuou na área cultura, inclusive em parcerias com a ATL. Recebeu em 2004 o Troféu Tiradentes. Suas opções são as Cadeiras 29 ou 32. Atualmente professora do Departamento de Administração e Turismo na Universidade federal Rural, e Coordenadora da disciplina Administração Brasileira no Consórcio CEDERJ/UAB. 

Waldair Queiroz da Graça. Teresopolitano, Bacharel em História pela Faculdade Nair Abu-Merri, de Além Paraíba, tem cursos a nível de pós-graduação na FESP e na Universidade Estácio de Sá. Jornalista há mais de 50 anos em Teresópolis, tem sido, ao longo desse tempo, um grande divulgador das atividades da ATL, das quais eventualmente participa, tendo doado o busto de Tiradentes que ornamenta nossa sede. Autor de dois livros (Zélândia, coletânea de casos, e uma biografia do ex-prefeito Luiz Barbosa), já participou de duas antologias, uma delas da Academia Mageense de Letras, da qual é membro efetivo. Longa carreira no serviço público, ocupou diversos cargos de relevo. É a segunda vez que se candidata, tendo sido a anterior há 25 anos. 

Moema Tavares. Filha do Fundador Rubens Tavares, primeiro ocupante da cadeira 08 da ATL.  Radicada em Teresópolis desde tenra idade, faz parte do Elos Clube, do Grupo Escritores Del Mundo na internet e da Oficina de Poesia e Criação, no SESC. Publicou o livro 40 Poemas Escolhidos pelo Autor, e participou de diversas coletâneas e antologias. Premiada em Belém do Pará em 2010 e 2013; premiada no 3º. Concurso Zumbi dos Palmares Pouso Alegre, MG; Prêmio no Concurso de sonetos de Teresópolis em 2013; premiada em 2015 no Concurso Virtual “5 Poetas por Amor”. 

Ozair Furtado de Oliveira. 49 anos, ator, mágico e ventríloquo. Publicou livro de contos e poemas “Princípios de Mim”, em 1986. Participou de coletâneas do SESC 2010, Feso em 2016, 2017 e 2018, Elos Clube (do qual é membro efetivo e participante ativo) e da ALB Teresópolis. Colaborador de jornais, é membro da Oficina de Poesia e Criação e criou o projeto “Poesia pede carona”, de recitar poemas em coletivos; além de outros dois voltados para escolas e hospitais. Recebeu Medalha George March e Comenda Arthur Dalmaso. Autor e diretor de duas peças teatrais encenadas em Teresópolis e Pirapetinga-MG.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE