Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atividades lúdicas marcam a Semana Nacional de Trânsito

Estudantes aprendem, de forma divertida, a respeitar normas de circulação

Até esta sexta-feira (27), equipe da Ronda Escolar/Guarda Civil Municipal realiza atividades lúdicas com alunos da Educação Infantil, dentro do projeto “Legal é ser legal no trânsito”. Neste período, são atendidos estudantes das escolas municipais Rui Barbosa, em Gamboa, e Tiago Pacheco de Medeiros, em Venda Nova, e da Creche Florescer, da rede privada. A iniciativa marca a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.  “Lançado em 2018 pela Secretaria de Segurança Pública, o projeto ‘Legal é ser legal no trânsito’ conscientiza crianças de 4 a 12 anos sobre a importância de respeitar as regras para termos um trânsito seguro”, explica a inspetora Jania Gonçalves, coordenadora da Ronda Escolar. Para fixar a aprendizagem, é montada na unidade escolar um cenário com semáforo, faixa de pedestres e carrinhos de papelão para que, através de brincadeiras, as crianças aprendam as cores da sinalização e as regras básicas de trânsito.
TREINAMENTO – Desde o ano passado, a Secretaria de Segurança Pública vem participando de encontros de intercâmbio com as Guardas Civis de vários municípios. O objetivo é, além da integração entre as corporações, trocar experiências e fazer parceria para cursos de aprimoramento profissional. Na última segunda-feira (23), equipe da Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis recebeu agentes das Guardas Municipais de Petrópolis e de Casimiro de Abreu, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE)/Polícia Civil-RJ e de profissionais de Juiz de Fora/MG.  
O local escolhido foi a garagem da Prefeitura, no Vale do Paraíso, por oferecer ambientes com diferentes graus de dificuldades para a simulação de operações de busca de armas e de entorpecentes. A atividade é voltada para o aprimoramento da técnica dos condutores, a habilidade dos cães e o aperfeiçoamento de todos. Os cães treinam em lugares diferentes dos habituais, convivendo com diversos ruídos e pessoas, simulando o trabalho realizado no dia a dia. “Foi um treino para avaliar a evolução do trabalho feito com os cães, uma troca de experiência entre as instituições para aprimoramento dos serviços de segurança prestados à população. Esses encontros são mensais e, a cada, edição, acontece em um município”, explicou o Comandante da Guarda Civil Municipal de Teresópolis, Gil Wellington.
No sábado (21), equipe lúdica da Ronda Escolar da Guarda Civil do Rio de Janeiro subiu a Serra para aplicar um curso teórico e prático de atividades lúdicas aos agentes da Ronda Escolar de Teresópolis. O treinamento aconteceu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos; na programação, teatro de fantoches, gincana recreativa e bola mania. “A proposta é nos prepararmos para orientar, de forma lúdica, os alunos da Educação Infantil das redes pública e particular sobre temas como convivência sem violência, trânsito e cidadania”, explicou Jania Gonçalves, coordenadora da equipe de Teresópolis.   

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE