Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atendimento diferenciado no setor de Oncologia do Hospital São José

Equipe de enfermagem realiza iniciativas para auxiliar tratamento de pacientes

Buscando dar ainda mais conforto e segurança aos pacientes, a equipe de enfermagem do Ambulatório de Oncologia do HSJ – Hospital São José, RJ, promove duas iniciativas de sucesso: A consulta e a visita de enfermagem, direcionadas aos pacientes em quimioterapia. Ambas as atividades têm sido bem recebidas pelo público, que tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e ter mais tranquilidade durante o tratamento.
Assim que recebem o diagnóstico com câncer os pacientes participam de conversa com a equipe de enfermagem, antes de iniciarem a quimioterapia. “Eles chegam para a primeira sessão assustados e cheios de dúvidas. Por isso realizamos o acolhimento, apresentando a eles informações como o que é a quimioterapia; se o cabelo vai cair; alimentos que podem ou não podem ingerir; entre outros dados”, explicou a Supervisora de Enfermagem da Oncologia, Alexandra Gallindo.
Além de esclarecer as dúvidas, a consulta de enfermagem fortalece o relacionamento entre a equipe que realizará o tratamento de quimioterapia e os pacientes. “Eles nos veem na consulta e quando chegam à sessão nos encontram novamente. Isso passa segurança e cria nosso vínculo”, comentou Alexandra. Galdino de Correa Carvalho Filho, de 68 anos, iniciou o tratamento quimioterápico e fala dos benefícios da consulta de enfermagem. “Aprendi como ocorre o procedimento e recebi um folder com informações complementares, o que me ajudou com as dúvidas. É muito importante que aconteça, pois nos deixa mais preparados para prosseguir”, disse. 

Equipe facilitadora
Quando os pacientes precisam ser internados é comum que acompanhantes e familiares procurem a equipe de enfermagem da Oncologia para esclarecerem dúvidas, devido ao vínculo criado durante a quimioterapia. Então, a equipe optou por realizar a Visita de Enfermagem semanalmente, atuando como facilitadores durante o processo de internação de pacientes oncológicos. “Quando visitamos esses pacientes podemos até ajudar a equipe de enfermagem da internação com informações sobre eles. Em virtude da nossa proximidade conseguimos também realizar ações como comemorações de aniversário, a exemplo do que aconteceu com o Sr. Sérgio Hiath, que não estava sentindo vontade de celebrar a ocasião e ficou mais à vontade com a nossa presença. Tem sido muito produtivo”, explicou Alexandra. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE