Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Associação Agroecológica comemora 10 anos

Uma programação gratuita e com muitos atrativos celebra neste sábado (23), a partir das 9h, os dez anos de criação da AAT - Associação Agroecológica de Teresópolis. Afora a celebração, a Feira Orgânica da AAT funcionará no seu horário semanal de 8h às 12. Durante toda a manhã e início da tarde, a Feira oferece aos clientes legumes, frutas, verduras e hortaliças sem agrotóxicos, além dos processados e lanches comercializados sempre aos sábados. A comemoração acontece na sede da AAT, localizada na Rua Tenente Luiz Meireles com a Fritz Weber, bem próximo à Rodoviária.

Uma programação gratuita e com muitos atrativos celebra neste sábado (23), a partir das 9h, os dez anos de criação da AAT – Associação Agroecológica de Teresópolis. Afora a celebração, a Feira Orgânica da AAT funcionará no seu horário semanal de 8h às 12. Durante toda a manhã e início da tarde, a Feira oferece aos clientes legumes, frutas, verduras e hortaliças sem agrotóxicos, além dos processados e lanches comercializados sempre aos sábados. A comemoração acontece na sede da AAT, localizada na Rua Tenente Luiz Meireles com a Fritz Weber, bem próximo à Rodoviária.
Durante todo o dia, o público presente poderá conhecer a exposição fotográfica, “Caminhos da Agroecologia”, montada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A mostra é parte do manifesto lançado em 2015, apresentando a relação do agrotóxico nos alimentos com o câncer. A exposição registrou o cultivo da agricultora associada da AAT Dona Malvina e é um alerta ao uso abusivo de agrotóxicos no plantio. “Todos já sabem que o Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos, colocando em risco não apenas a saúde do consumidor, mas também a qualidade da água e do solo”, lembra Hugo Cerqueira, agricultor associado e um dos responsáveis pela organização dos 10 anos da Associação. Na celebração o projeto Música na Feira, anima a festa a partir das 10h, com os músicos e compositores Miguel Garcia e João Fernando, que chamarão ao palco os músicos e intérpretes convidados.

Oficinas
Para a celebração estão programadas oficinas de origami, com Sonia Pacheco; compostagem doméstica, com o agricultor Gilson Lima; horta caseira, com a agrônoma e associada Ana Paula Pergorer, todas pela manhã. No período da tarde, haverá oficina de culinária com suco verde, com a associada e produtora de processados Ana Litardo; de processamento da massa de puba, com a agricultora Silvana Pestana e de utilização de plantas comestíveis não cultiváveis (pancs) na alimentação, o agricultor e associado Raphael Pacheco. Por fim, a oficina de encabamento de ferramentas, com os agricultores Victor Cheraut e Rogério Sampaio completa a programação organizada pelos associados para comemorar os 10 anos de criação da AAT. As oficinas são abertas ao público e gratuitas.

A Associação
Criada oficialmente em 2007, a AAT é fruto de uma longa conversa entre os agricultores da região que já plantavam orgânicos e decidiram se unir para fortalecer e garantir a expansão do movimento da agroecologia na serra de Teresópolis e arredores. Em 2005, esse grupo de apicultores e agricultores começaram as conversas e debates para amadurecer a ideia e criar um modelo que satisfizesse a todos os comprometidos com boas práticas na agricultura.  
Hoje consolidada, a AAT reúne 59 produtores do cultivo em base agroecológica e da produção de alimentos orgânicos processados. Os produtores associados estão situados na região de Santa Rita, Fischer, Ponte Nova, Sapucaia, Vargem Grande, Vieira, Guapimirim e na cidade, onde plantam legumes, verduras, hortaliças e cultivam frutas em pomares sem o uso de agrotóxicos. 
Na Associação Agroecológica de Teresópolis os associados discutem e trocam conhecimento não apenas nos dias de feira, mas nas reuniões bimensais e nas visitas de verificação de conformidade orgânica, de acordo com a lei federal e instruções normativas do Ministério da Agricultura. “A responsabilidade social e ambiental é a base da agroecologia, ciência cada vez mais aplicada na prática de plantio por ser de menor impacto ao solo e à água. Com a agroecologia garantimos alimentos mais nutritivos e saudáveis”, explica Valentine Van Roye, coordenadora geral da AAT, que lamenta o Brasil ser campeão no uso de agrotóxicos.

Certificação
O processo de certificação dos alimentos produzidos pelos agricultores da AAT é feito por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG) em parceria com a ABIO-Associação dos Produtores Biológicos do Rio de Janeiro. Aos agricultores cabe a responsabilidade de utilizar apenas a adubação orgânica aceita pela legislação, associadas à pratica de manejo do solo em conformidade com a agroecologia. Nas visitas realizadas aos sítios e fazendas de plantio orgânico dá-se a troca de experiências e conferência das práticas agroecológicas. “Esse é um importante momento do cultivo de orgânico e que faz a grande diferença daquele que usa agrotóxicos. Nosso SPG é composto pelos associados da AAT e pela ABIO, o Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (o OPAC), que é a pessoa jurídica, que tem a responsabilidade pelas atividades desenvolvidas por nós perante o Ministério de Agricultura”, diz Valentine.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE