ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

As belezas de Teresópolis vistas da Serra dos Cavalos

Data: 16/05/2021

Trecho final da crista, olhando na direção do bairro do Alto - Marcello Medeiros

Cercada por localidades do populoso Bairro de São Pedro, Jardim Meudon, Vale da Revolta e até um trecho do Comary, a Serra dos Cavalos é um “morro” facilmente identificado de diversos pontos do município devido às ocupações que cresceram em várias encostas e seu formato de uma grande crista. De longe, o fragmento florestal ainda preservado em uma das suas faces também é um ponto que destaca quando avistado a partir da BR-116, no trecho entre Soberbo e Vale da Revolta. Esse lado, aliás, é um dos poucos que não sofre com a degradação causada pela pesada mão do homem, que, além da crescente ocupação em área de extremo risco e consequentemente desmatamento, ainda é responsável por frequentes incêndios. Porém, mesmo vilipendiada de várias maneiras, a Serra dos Cavalos ainda é uma excelente opção para admirar Teresópolis e suas belezas de cima. Do cume, a 1.430 metros de altitude, se contempla paisagens magníficas de todo entorno, de belezas naturais a pontos turísticos criados pela mão do homem.

O emblemático complexo do Caxangá, com o clube lembrando um navio
Existem três maneiras para se chegar ao topo, pelos bairros do Jardim Meudon, Rosário e Santa Cecília. O caminho mais fácil e procurado é pela última comunidade. A entrada da trilha fica na Rua Padre Feijó, próximo ao número 266. A referência é, curiosamente, um grande abacateiro na beira da via pública. Dali até o ponto mais alto são menos de dois quilômetros, vencidos em cerca de uma hora. O primeiro trecho é mais íngreme. Quando se chega à crista, a vista para a Serra dos Órgãos, campos da CBF e Lago Comary já é impactante.
Além do cenário de cartão postal dos principais atrativos turísticos do município, do imponente Dedo de Deus, a cada metro percorrido se compreende melhor a ocupação geográfica de Teresópolis e localização em meio a unidades de conservação ambiental. Da Serra dos Órgãos aos Três Picos, passando pelo Parque Natural Municipal, tudo é contemplado de incomum ângulo. A vista aérea para Feirinha do Alto, Clube Comary e o complexo do Caxangá são outro diferencial. Do último, é possível ver inclusive o desenho de um navio formado pelas dependências do abandonado clube.

Outro ponto turístico observado de cima é a Feirinha do Alto

Atenção na montanha
Praticar montanhismo não é como ir ao shopping. Mesmo em trilhas consideradas fáceis, como a Serra dos Cavalos, os iniciantes nesse esporte devem prestar bastante atenção, pois estarão se aventurando em ambiente natural e, consequentemente, estarão sujeitos a riscos diversos. Para evitar a possibilidade de problemas que podem gerar acidentes até fatais, alguns procedimentos devem ser tomados:
- Siga sempre pelo caminho principal, geralmente mais batido e aberto, com pelo menos marca de passagem no solo.
- Consequentemente, evite atalhos. Causam danos ao solo e vegetação e podem levar a locais perigosos, aumentando também o risco de se perder;
- Se perceber que o caminho está errado, pare e tente encontrar a trilha novamente. Evite continuar seguindo em frente se não tiver certeza onde está. Uma dica é ir observando ponto a ponto da trilha, que podem servir de referência na hora de encontrar o caminho de volta.
- Busque o máximo de informações sobre o local e/ou utilize mapas ou GPS. Para os passeios mais longos e de difícil orientação, a recomendação é buscar um guia.
- Lanterna, agasalho tipo abrigo e água devem fazer parte do kit do caminhante, mesmo para passeios mais curtos. Um pé torcido pode render horas no meio da floresta. Além disso, o tempo pode mudar bruscamente.
- Leve sempre um telefone celular carregado e avise a amigos e parentes onde está, com previsão de horário de retorno. Em caso de contratempos, eles podem fazer contato com o resgate. Atualmente, através do celular é possível enviar sua localização precisa.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA reabrirão em novembro para viajantes estrangeiros vacinados

Pré-matrícula para escolas municipais começa no dia 1º de outubro

Governo do Estado começa a entregar o maior lote de vacinas contra a Covid-19

Pfizer-BioNTech: vacina contra covid protege crianças de 5 a 11 anos

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy