Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Artesanato contribui para o movimento turístico em Teresópolis

Artistas locais ganham cada vez mais destaque e trabalham em diversos temas para promover o município

Nina Benedito
@ninabenedito

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil possui cerca de 10 milhões de artesãos, pessoas criativas que vivem do trabalho manual e que comercializam seus produtos em diferentes espaços como mercados, feiras ou centros de artesanato. De Norte a Sul do país, o artesanato brasileiro tem características diferenciadas cada qual com a influência de suas comunidades locais e matéria-prima disponível na região. Com a venda de seus produtos para os turistas, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda, não só para a família do artista como também para toda a comunidade. Em recente entrevista para o “Programa da Nina”, na Diário TV, Alexis de Bagé, Guia de Turismo e artesão, falou sobre a importância do artesanato para o turismo da nossa cidade e o sustento de muitos profissionais. “A grande verdade sobre o meu caso pessoal com o artesanato foi um retorno a fazer trabalhos manuais graças a pandemia. Já que naquele primeiro momento não podíamos sair de casa, então comecei a produzir peças para me distrair da pandemia. E assim, decidi produzir para vender e estou contribuindo com esse setor, que muito tem a acrescentar no desenvolvimento do turismo local”, atenta o artista. 
A respeito do artesanato como peça de lembrança de um local de visitação turística, ele é fundamental – como podemos ver em cidades como Campos do Jordão e Gramado, por exemplo, locais em que Teresópolis tanto se espelha. Quem vai a Gramado e não traz um cristal como lembrança? Além da receptividade local e da gastronomia, o turista sempre leva como recordação do local visitado, um souvenir, geralmente algum tipo de artesanato produzido pelos artesãos locais com materiais típicos da região, além de ideias e imagens da localidade.
Teresópolis possui muitos artistas, fazendo vários trabalhos diferentes para todo tipo de público. “Nós estamos fazendo um trabalho com bastante intensidade no que diz respeito em promover o artesanato local, tudo feito à mão, e há também essa visão do reciclar, do reproduzir, do refazer mantendo o balanço ecológico e sustentável”, reforça Alexis. “Lá no Artesãos da Estrada, por exemplo, são dezenas de artistas e artesãos da região que expõem seus trabalhos com características autorais, perfil sustentável e temáticas teresopolitanas. Nós estamos fazendo uma oficina com ideias de realizar souvenir diretamente direcionados aos visitantes da nossa cidade. O projeto que eu apresento nessa oficina, são as caixinhas ecológicas sustentáveis que são feitas com panfletos da gastronomia e hotelaria de Teresópolis, e dentro das caixinhas temos sementes de Sibipiruna”, completa.  A loja “Artesãos da Estrada” fica na rodovia Teresópolis Friburgo KM 7,5 – RJ 130, mais conhecida como Circuito Terê-Fri. No Instagram, o endereço é o  @artesaos_da_estrada_terefri

Ecologicamente sustentável
Além de levar uma caixinha feita com papéis recicláveis de panfletos, o visitante leva consigo as sementes de Sibipiruna colhidas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e no Horto Municipal de Teresópolis, dentro um tag com o nome da árvore que a pessoa está levando. “Se a pessoa não tiver onde plantar na sua casa, ela pode jogar as sementes na estrada e ir fazendo o reflorestamento espontâneo. Não só para o turista, mas para o próprio morador da cidade que vai visitar alguém em outra localidade, é importante levar um souvenir da serra”, dia Alexis de Bagé.

Teresópolis Artes Manuais
No Centro de Atendimento ao Turista, localizado no Soberbo, porta de entrada da cidade, acontece a feira denominada “Teresópolis Artes Manuais”, onde se reúnem em média 20 artesãos que expõem os seus trabalhos e podemos encontrar trabalhos em crochê, madeira, tecidos e uma infinidade de materiais diferenciados, todos confeccionados manualmente e genuinamente de Teresópolis. “O CAT foi elevado a categoria de Casa do Artesão, embora não tenha sido oficialmente inaugurado. Ali é a primeira parada que todo mundo faz, todos os sábados e domingos, das 10h ás 17h, e naturalmente nós temos a intenção de todos aqueles que venham nos visitar, além de serem muito bem recepcionados, irão levar a lembrança de seus bons momentos, além de estar fomentando um âmbito na cidade que é muito importante”, convida Bagé.

Uma cidade turística
Teresópolis pode finalmente se autodenominar uma cidade turística. É riquíssima em atrativos turísticos, entre eles o Turismo Rural, Ecológico e o Gastronômico. “O Soberbo em dias de sol é maravilhoso com vista para a Baía de Guanabara, a belíssima vista do Dedo de Deus. O Turismo está definitivamente emplacando agora, e as pessoas têm que fazer o turismo local. Se há uma coisa que nos entristece muito é a expressão ‘Teresópolis não tem nada para fazer’. Somos a única cidade do estado do Rio de Janeiro a possuir três parques: O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que é uma das maiores riquezas do Estado, porque é um conglomerado de Mata Atlântica que sobraram ao longo da nossa grande encosta, é um luxo que temos que defender e preservar com ‘unhas e dentes’, é o verdadeiro tesouro de Teresópolis, além do Parque Estadual dos Três Picos e do Parque Municipal onde está localizada a Pedra da Tartaruga, ambos com entrada gratuita, com exceção do Parque Nacional, mas que para os moradores do município tem entrada diferenciada”, finaliza Alexis.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE