Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ano Novo, ponte velha e caindo aos pedaços

Moradores de Vargem Grande sem ônibus desde o fim de 2018 por conta de passagem precária

O ano de 2019 já está aí, mas muitos problemas de 2018 ainda se arrastam nas comunidades de Teresópolis. Além dos muitos buracos e problemas em sistemas de manilhamento – destaques em nossa edição desta quarta-feira, situações como a que vivem moradores da localidade de Vargem Grande parecem não preocupar o poder município municipal. Literalmente caindo aos pedaços, a ponte que dá acesso ao trecho da região conhecido como Boqueirão segue em situação bastante precária e, desde dezembro do ano passado, o ônibus da Viação Dedo de Deus está impedido de fazer o percurso completo por conta do risco de se envolver em grave acidente ao cruzar a passagem construída com troncos e pranchões de madeira.
“Em nome do povo de Vargem Grande venho pedir novamente pelo apoio do prefeito Vinícius Claussen ao nosso bairro. Anteriormente havia reclamado sobre a situação em que a ponte se encontrava, mas os dias foram passando e a situação piorou bastante. Hoje nossa ponte está torta e toda podre, no entanto até a viação tirou o único ônibus que tem acesso ao local devido ao risco de um ônibus destes cair com alguém e machuca-los. Já não temos iluminação no bairro agora vão lá e tiram o único acesso do ônibus ao local? Como o povo agora faz pra andar 45 minutos a pé no escuro? Dependemos do ônibus. Queremos uma resposta Sr. Vinicius, pois desde jeito não podemos permanecer!”, relatou ao jornal O Diário a moradora Santuza Oliveira, em contato através do nosso WhatsApp (21 99436-5717).
Em nota publicada na página na rede social Facebook nesta quarta-feira, a Viação Dedo de Deus reforçou que a linha 35A (Rodoviária X Vargem Grande) está seguindo somente até antes da ponte, por conta da interdição. Nos últimos anos, a pouca manutenção realizada na antiga passagem só aconteceu porque moradores se uniram para evitar prejuízo ainda maior. Além do transporte coletivo, a situação prejudica produtores rurais da região.
Em novembro passado, conversamos com o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes, que na ocasião alegou que a pasta estava fazendo um levantamento sobre o estado das pontes do interior para estabelecer prioridades na recuperação ou manutenção. Ele lembrou que a catástrofe natural registrada em 2011 causou muitos prejuízos para as localidades da zona rural e que, até hoje, o município ainda não conseguiu uma reestruturação plena. “Na Tragédia eu estava à frente da secretaria e fizemos levantamento de 49 pontes que de alguma maneira foram abaladas no município. Estabelecemos uma lista de prioridades e essa lista foi aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis e entregue ao governo do estado através do representante da Emop e da secretaria de estado de Agricultura presentes no município à época. além disso, as próprias condições financeiras e econômicas da prefeitura pós-tragédia dificultam a manutenção dessas pontes. Muitas são de madeira, com vão de altura baixa em relação ao rio e que no período de chuvas sofrem impacto por conta da pressão da água. É situação e que nos preocupa, por isso estamos fazendo levantamento novamente das pontes do interior estabelecendo uma lista de prioridades para manutenção e assim atacando essas prioridades. Paralelo a isso estamos fazendo parceria com algumas associações de moradores tendo em vista a dificuldade financeira e orçamentária da prefeitura. Geralmente essas associações de moradores fornecem material e nós a mão de obra para executar o serviço”, explicou Fernando.
Nesta quarta-feira, a  Prefeitura informou que “a Secretaria de Agricultura já esteve no local avaliando a situação da ponte do Boqueirão, em Vargem Grande, e em contato com a comunidade esclareceu que está aguardando o final do processo de licitação para a compra dos pranchões para a reforma da ponte”.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 18/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE