Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Anabolizantes em farmácia: PMT vai apurar uso de receituários da Saúde

Foi aberto inquérito para saber se documentos foram obtidos irregularmente ou são apenas cópias

Questionada pelo Jornal O Diário de Teresópolis sobre o encontro de receituários da Secretaria Municipal de Saúde, com indicação do PSF Fonte Santa, em apreensão de anabolizantes vendidos ilicitamente em uma farmácia na Várzea, a Prefeitura informou na tarde desta terça-feira, 26, que foi aberto um Procedimento Administrativo com objetivo de verificar o caso. “A investigação já em curso buscará os responsáveis, caso os documentos sejam originais e de responsabilidade do profissional médico. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há um controle rigoroso da entrega destes formulários por estes profissionais médicos, inclusive com termo de responsabilidade e habilitação junto ao CRM, para utilização do receituário B de prescrição de substâncias psicotrópicas”, destaca a nota.

Ainda sobre a denúncia, a SMS afirma as providências foram tomadas, mas a princípio não há confirmação sobre a veracidade dos formulários; que podem ter sido irregularmente impressos, com carimbo irregular e com responsabilidade dos profissionais envolvidos. “O assunto é policial e não cabe à SMS apuração, se limitando somente com a colaboração junto à polícia ou inquérito”, justificou o governo municipal.

Relembre o caso
Dois homens, um de 25 e outro de 40 anos, funcionários de uma farmácia na região central do município, foram autuados no último fim de semana pelo crime de tráfico de drogas. De acordo com o que foi apurado pela Polícia Reservada do 30º BPM, a P2, eles estariam realizando, clandestinamente no estabelecimento, a venda de produtos anabolizantes. Com os dados passados ao Disque-Denúncia (190, 2742-7755 e 99817-7508), os militares estiveram na farmácia na tarde de domingo. Recebidos pelo proprietário, ele disse desconhecer tal situação, chamando o funcionário indicado na denúncia para prestar esclarecimentos. Segundo a polícia, o outro acusado, que estava de folga, confessou que “às vezes revendia algumas ampolas a uns clientes”. No armário dele, indica a polícia, foram encontradas 38 ampolas do medicamento Durateston, uma sacola contendo diversos talões de receituários controlados, com nomes de diversos médicos, inclusive da Secretaria Municipal de Saúde, um carimbo médico e R$ 50. O caso foi apresentado na 110ª Delegacia de Polícia, onde o material considerado ilícito ficou apreendido. Os profissionais da saúde indicados nos receituários e carimbos devem ser acionados para prestar esclarecimentos.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE