Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ambientado no Parnaso, quadrinho mostra evolução histórica divertida da região

Artista Paulo Márcio Esper leva emoção, aventura, dinossauros e até alienígenas ao nosso Parque Nacional no projeto Segredos da Serra

Anderson Duarte

Imagine se durante um dos nossos muitos passeios e caminhadas ao Soberbo, déssemos de cara com um imenso e assustador Dinossauro, daqueles que Spielberg imortalizou nas telonas? E se de repente, os responsáveis por essas criaturas espalhadas pelo Parnaso fossem, na verdade, alienígenas que num passado longínquo recolheram diversas espécies para estudos? Emocionante não? Pois é justamente essa emoção e aventura toda que o artista Paulo Márcio Esper deseja proporcionar aos leitores que quiserem conferir o projeto Segredos na Serra, que será lançado no mês de outubro exclusivamente no formato Webcomics. Ambientado em Teresópolis, em especial em nosso Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o quadrinho tem roteiro e arte assinados por Paulo Márcio e surge da inspiração que nossa cidade sempre ofereceu ao artista, visitante costumas do município e apaixonado por nossa terrinha.

 


Sem muitos spoilers, odiados por quem também os quadrinhos, o desenhista conversou com nossa reportagem nos estúdios da Diário TV nesta terça-feira, 04, e contou como se inspirou para trazer a vida a trama do “Segredos da Serra”. “Em primeiro lugar eu sou um apaixonado por Teresópolis. Meus pais me trazem aqui desde muito pequeno e nunca mais parei de vir. E quando tive o insight com o Parque Nacional, imediatamente já me veio a mente a riqueza que a cidade tem a oferecer do ponto de vista histórico. São muitas histórias bacanas para contar e eu me inspirei em muitos relatos de diversos períodos para construir esse projeto. A história é muito bacana e envolve de tudo. Tem emoção, aventura, muito suspense, surpresas e claro, muita história verídica por trás de uma viagem como essa”, enaltece Paulo.
O artista também falou do formato escolhido para o lançamento, o Webcomics. “Esse é um tipo de publicação muito bacana e que proporciona muito mais democracia ao acesso. Diferente do formato impresso, que apesar de ser muito legal acaba demandando muito mais gastos, o Webcomics, ou quadrinhos on-line, são em sua grande maioria gratuitos e de acesso universal. Você pode ler em qualquer dispositivo. Na verdade são histórias em quadrinhos cuja publicação é veiculada exclusivamente pela Internet, mas que podem ser acessados gratuitamente em uma plataforma muito legal, já bem difundida entre artistas nacionais e internacionais. Vale a pena conferir esse novo formato”, lembra Paulo, que trabalha como ilustrador desde 2011 e é aficionado em desenhar dinossauros, animais e outras criaturas. Começou na área estagiando em um estúdio de arte na UniverCidade, o IAV , depois na secretaria de Saúde e Defesa Civil do município do Rio de Janeiro como designer e ilustrador, um ano depois entrou para área de infografia, produzindo ilustrações e infográficos para os jornais O GLOBO o qual ficou dois anos e O DIA em seguida trabalhando por um ano.
Mas, como não poderíamos deixar de colocar água na boca de quem está curioso para saber como os Dinossauros foram parar em plena vista Soberba, o artista conta um pouco da sinopse do projeto. “Num futuro não tão distante, a Serra dos Órgãos é um refúgio de preservação ambiental, é um dos pontos turísticos mais importantes do Sudeste. Para garantir a existência deste santuário natural, equipes de especialistas vivem por lá e, através de tecnologias, que incluem armaduras robóticas para equipes de resgate contra deslizamentos, eles o defendem e fazem a manutenção para que a fauna e a flora do local continuem subsistindo. Tudo estava correndo bem com a última batalha vencida contra um projeto de túneis de transporte. Porém, o que os mantenedores do parque descobrirão nos escombros dos túneis vai tornar necessária a utilização da nova tecnologia por todos, pois a ameaça ao ecossistema e ao mundo em geral também será gigante: dinossauros escondidos nas profundezas cavernosas da Serra dos Órgãos! Mas, de onde vieram esses seres pré-históricos e como nossos amigos mantenedores irão lidar com essa improvável circunstância? Só lendo “Segredos da Serra” para descobrir!”, enaltece.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE