Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alunos visitam instalações do DIÁRIO e acompanham etapas da notícia

Centro de Ensino Florescer promove aos estudantes a experiência de conhecer como se faz um programa de televisão ao vivo

Os alunos do Centro de Ensino Florescer participaram nesta semana de uma visita especial a sede do Grupo DIÁRIO onde puderam conhecer um pouco da história dos meios de comunicação, como são produzidas as matérias, como funciona a Redação e o Jornalismo da empresa e também como os estúdios da TV. Como é feito um jornal impresso? De onde vem todas as imagens que recebemos em nossas casas nos aparelhos de TV? Por que é tão importante se informar? Essas foram algumas das respostas que os alunos do Florescer vieram buscar nas instalações do DIÁRIO. Guiados pelas professoras e auxiliares da unidade, os alunos conheceram toda a estrutura do maior grupo de comunicação da cidade e com a condução do jornalista Anderson Duarte, entenderam passo-a-passo como se produz uma notícia, desde o processo de apuração até a veiculação dessa notícia. Os cerca de oitenta estudantes estiveram na redação de O DIÁRIO, nos estúdios da DIÁRIO TV e também viram como é alimentado o portal de informações NETDIARIO, o caçulinha do grupo.
Segundo as professoras, o Colégio desenvolve diversas atividades sobre a importância dos veículos de comunicação na formação e manutenção da nossa sociedade, e através desta visita, incorpora no trabalho desenvolvido em sala de aula o aspecto prático, proporcionando esse contato do estudante com a prática profissional. Muito jovens e também curiosos, os alunos tiveram a chance de perguntar tudo o que quisessem, e como criança gosta mesmo de perguntar e de conhecer coisas novas, a visita também foi muito divertida e de muitas descobertas para os pequenos. A cada novo espaço descoberto, diversas novidades para os pequeninos, que com certeza chegaram em casa com muitas coisas novas para contar aos pais, irmãos e familiares. Como eram muitos, os grupos foram divididos em dois dias e todo mundo teve a chance de se ver na TV e de perguntar tudo que viesse na cabeça.

Empolgação mesmo foi registrada quando os alunos se viram projetados na TV, captados pelas lentes do Canal 4. Tinha aluno que não conseguia parar de se ver e de admirar a magia da transmissão de imagens

– A cada andar uma descoberta

Logo na entrada, no primeiro pavimento da sede, os estudantes conheceram o espaço dedicado as palestras, cursos, as visitas especiais e também as exposições culturais do Grupo DIÁRIO. Ali foram apresentadas ao espaço e receberam a informação de que dali para frente, elas iriam conhecer, em cada passo, como eram feitas as muitas reportagens que o veículo de comunicação leva todos os dias aos teresopolitanos. Este ano o grupo comemora seus trinta anos de fundação e ao longo destas décadas, teve sua trajetória, quase que confundida com o próprio crescimento do município. Já no segundo andar, depois é claro de fazer muita farra na recepção da Redação, os estudantes tiveram a chance de conhecer o centro de trabalho do departamento de jornalismo do Grupo, a Redação, que para os pequenos foi um dos espaços mais fascinantes. 
Muitos computadores, equipamentos desconhecidos da maioria, máquinas fotográficas, jornais espalhados pelas mesas, ilhas de edição de vídeo, de gravação de áudio, controle externo de estúdio, enfim, muita coisa fascinante, até mesmo para os adultos, imagine para os alunos. A principal atração foi mesmo a ilha de edição de vídeo, onde os pequenos acompanharam em tempo real a edição de uma matéria jornalística, com o editor Rodrigo Medeiros e também o processo de edição de um dos programas da emissora, com o editor Gilberto Oliveira. A cada click dado pelos editores uma pergunta, um suspiro e aquelas carinhas de quem descobriu algo novo e fascinante. E ainda muito atentos às explicações do Jornalista Anderson Duarte, os estudantes conheceram todo o processo de produção, diagramação, impressão e montagem do jornal impresso, com o editor-chefe de O DIÁRIO, Marcello Medeiros.
Mas a magia e o encantamento estavam mesmo guardados para o último andar do prédio, onde funcionam os estúdios da DIÁRIO TV. Assim que entraram no ambiente, as luzes, câmeras, pedestais, microfones, cenários e tudo mais que compõe o espaço, provocaram um verdadeiro alvoroço entre os pequenos, difícil de ser contido pelas tias. Mas a empolgação logo ficou ainda maior quando os alunos se viram projetados na TV, captados pelas lentes do Canal 4. Tinha aluno que não conseguia parar de se ver e de admirar a magia da transmissão de imagens. Reunidos no estúdio, os alunos receberam uma palestra sobre os meios de comunicação na história, conheceram mais a fundo o processo de construção de um programa de televisão ao vivo, tiraram duvidas sobre a produção para TV e ainda puderam posar para uma bela foto que ilustra essa reportagem.

– O Florescer cresceu e virou SOLAR

Em 2019, o Centro de Ensino Florescer passa a se chamar Escola Solar, mantendo o ensino de qualidade, humanista e científico, e a atenção individualizada a cada criança, além das turmas limitadas a vinte alunos, com a oferta de turmas do Pré I ao 9º Ano. “O Centro de Ensino Florescer cresceu e se tornou Escola Solar. Abrimos novas turmas, ampliamos nossos espaços e elaboramos ainda mais o processo de formação intelectual de nossos alunos, com a adoção de livros didáticos cuidadosamente escolhidos e a inserção da língua francesa, ao lado da inglesa, no currículo escolar. Assim, a Escola Solar continuará, em 2019, oferecendo aos seus alunos um ensino de qualidade, humanista e tecnológico, em um ambiente de amor e de respeito à individualidade, com turmas pequenas e vagas limitadas”, explica o comunicado da empresa em suas redes sociais.
A Escola Solar oferece turmas do Ensino Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, com vagas limitadas a vinte alunos por turma com ênfase no foco da maior qualidade de ensino. “Conforme nossos alunos forem crescendo, abriremos, progressivamente, turmas até o 3º ano do ensino médio, sempre com o projeto de conduzir nossos alunos à autonomia intelectual e à responsabilidade ética, para que eles aprendam a tomar decisões racionais e responsáveis por toda a vida. A Escola Solar é mantida por pais que desejam que os filhos tenham a melhor formação cultural e intelectual e, assim, descubram todas as possibilidades de vida a ser escolhidas no futuro. Por isso, nossas turmas sempre serão pequenas e acolhedoras. Nossos alunos contam com os mais modernos recursos educacionais, como o sistema Zoom – Lego Education, a Toca da Ciência, biblioteca ampliada e videoteca. Temos também parceria com a URPES – Urgências Pediátricas Escolares e com a Villas Boas Seguros Escolares para garantir a segurança dos nossos alunos”, explica. A unidade funciona na Rua José Elias Zaquem, 915, em Agriões e o telefone é 2643-3237. Todas as escolas interessadas em marcar uma visita guiada a sede do Grupo DIÁRIO podem fazê-lo através de agendamento pelo numero: 994365717, de segunda a sexta-feira.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE