Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alunos do CFAP treinam em simulador de tomada de decisão

Futuros policiais passam por capacitação para agir em situações de estresse intenso

Um simulador de tomada de decisão está sendo usado para aprimorar a atuação dos alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. Com a ferramenta, é possível treinar os futuros policiais militares a agirem com rapidez em situações de estresse intenso. De acordo com o comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira, a primeira turma de 406 PMs, oriundos do concurso público de 2014, já terá este treinamento no currículo. A previsão é que o grupo de alunos conclua o curso de formação ainda no primeiro semestre deste ano. – Neste espaço virtual, o policial militar participa de diversas ocorrências onde são avaliados aspectos como a comunicação verbal, os protocolos de atuação, o trabalho em equipe, o uso dos armamentos letais e não letais e a capacidade de tomada de decisão. O PM precisa estar preparado para decidir em fração de segundos – destacou.
Acompanhados de instrutores, os policiais, sempre em dupla, reagem a diversos cenários projetados em três grandes telões. O PM em treinamento precisa seguir determinados protocolos para garantir o sucesso da abordagem. Concentração e equilíbrio emocional estão entre os principais desafios encontrados na atividade, antes só realizada por policiais já formados.
Os próximos policiais militares formados também terão no currículo a disciplina Porte Velado. Nela, o aluno recebe capacitação para minimizar riscos quando não estiver em serviço. – O grande desafio do CFAP é formar policiais militares capazes de enfrentar os diversos tipos de situações, desde as abordagens de rotina, ainda que com públicos específicos como idosos, crianças e pessoas com deficiência até o atendimento de ocorrências mais complexas nas quais a tomada de decisão é primordial e pode significar o sacrifício da própria vida ou de terceiros – acrescentou o comandante.
O novo currículo do Curso de Formação de Soldados, cujo processo de atualização teve início em 2015 e foi concluído em 2016, contempla o aumento da carga horária de disciplinas como a de Direitos Humanos e a inclusão de novas como, por exemplo, Administração Institucional de Conflitos, tais mudanças visam a permanente adequação para o atendimento das demandas e desafios da profissão. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE