Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alunos da Cultura Inglesa em projeto de empreendedorismo social

Brownie Stand tem como objetivo ajudar famílias carentes na noite de Natal

Inspirados pela ideia da tradicional barraca de limonada, em que crianças dos Estados Unidos vendem suco para arrecadar verbas em busca de viabilizar uma causa, alunos da Cultura Inglesa de Teresópolis se mobilizaram e criaram um modelo de negócio – com direito a usar o vocabulário do mundo empreendedor e tudo. O objetivo é organizar uma ação que ajude a alcançar cerca de 10 mil pessoas de famílias carentes do município, levando ceias de Natal até elas.
O grupo formado por estudantes de 11 a 13 anos de idade discutiu, em sala de aula, vários pontos para implementar a ideia. As discussões passaram pela escolha do produto que será vendido para arrecadar o dinheiro, que neste ano será brownies, ao invés da clássica limonada, passando por custos de produção, tempo, preço final e onde aplicar a quantia arrecadada com a venda. Workshops com empreendedores foram realizados para orientar a turma nessa missão, já que a meta é ousada. Os estudantes pretendem vender mil brownies no próximo dia 27, dobrando assim os valores arrecadados no último ano, quando os jovens conseguiram em apenas um dia, vender uma quantidade de brigadeiros suficiente para comprar mais de 700 kg de ração doados em seguida a instituições protetoras de animais abandonados da cidade. 
Para o organizador da “Operação Ceia de Natal”, ação que há três anos sai pelas ruas de Teresópolis na véspera da festividade natalina e que receberá as doações da escola de inglês, Azra El Akbar, a iniciativa dos alunos é inspiradora. “O envolvimento deles com o empreendedorismo social e a escolha do projeto mostra um comprometimento dos jovens pela própria comunidade e os temas sociais que os cercam. Devemos ensinar, sim, as crianças a empreender. Precisamos levar a ideia desde cedo e mostrar que é possível a criação de negócios a partir de ideias simples. Os alunos da Cultura Inglesa estão em um nível avançado neste sentido, quando conseguem observar oportunidades e concretizá-las com sucesso”, afirma.
Em 2019, a ação pretende atender 10 mil pessoas. “Acredito em uma mobilização muito forte dos moradores de Teresópolis no dia da ação. Os meninos e meninas vêm dando o seu melhor e querem bater a meta vendendo todos os brownie. O que for arrecadado aqui ajuda bastante as famílias que serão atendidas”, explica Azra El Akbar. Com as doações que recebem, os voluntários da Operação Ceia de Natal ainda preparam e entregam a ceia pronta – com frango assado, farofa, batata, arroz, suco, e, se a família tem criança, também distribuem um brinquedo.
De acordo com a coordenadora acadêmica da Cultura Inglesa, Janaína Franco, o projeto – que faz parte da proposta “Venture hub”, incluída no calendário de projetos incentivados em todas as turmas da escola de inglês – vem dando frutos muito interessantes. Os alunos debatem as ideias para a ação em inglês e na sala de aula, vivenciado o uso da língua inglesa de um jeito prático e voltado à realidade. “Este é o segundo ano que realizamos o projeto. Em 2018, eles conseguiram vender além do esperado. Mobilizaram amigos, parentes, causaram um burburinho na cidade e o dia da venda foi um sucesso. Agora querem ir além e estão há meses se organizando”, diz Janaína.
O projeto “Brownie Stand”, como é chamado pelos estudantes, também teve a consultoria de uma empreendedora que, desde muito jovem, coloca a mão na massa. Bianca Silva, dona da confeitaria B-cake, resolveu embarcar no desafio e contou aos alunos alguns os segredos de um doce perfeito. Bianca é um exemplo que inspira os alunos, pois começou a fazer bolos com apenas doze anos de idade. “De tanto observar a minha mãe cozinhando, fui aprendendo. Trabalhei na área da beleza por nove anos, e tive um salão de cabeleireiro ao longo de 3 anos, mas o coração falou mais alto e me dediquei de vez à arte da confeitaria”, conta a confeiteira que acredita ter agradado bastante o paladar dos estudantes após os workshops que realizou com eles. “A vontade de ajudar o próximo já torna a ação vitoriosa”, pontua. 
O “Brownie Stand” acontece na próxima quinta-feira, 27, das 13h às 19h ou enquanto durarem os estoques. A Cultura Inglesa fica na Avenida Lúcio Meira, 621, Várzea, em Teresópolis, e todos podem contribuir adquirindo os produtos. Mais informações pelos telefones 2644-3394 ou 99993-0626.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE