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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Alguns impactos da pandemia de Covid-19 na educação

A crise estabelecida por meio da pandemia de Covid-19, popular ?Novo Corona Vírus?, obrigou que os governos adotassem medidas extremas, porém necessárias. Uma delas é o fechamento compulsório das instituições públicas e privadas de ensino. Uma das primeiras ações adotadas, tem um duplo impacto, contraditórios entre si: por um lado, é benéfico no controle da dispersão do vírus numa sociedade, dificultando que crianças sirvam de vetores de contaminação às outras pessoas; por outro lado, como efeitos colaterais negativos, podemos começar salientando o mais óbvio de todos, que é deixar crianças e jovens sem aulas; mas também dificultar a vida de seus pais que não possuem redes de proteção social que poderiam cuidar dos seus filhos durante o horário de trabalho; por fim, ressalto o efeito mais cruel de todos, que é deixar estudantes mais desprotegidos socialmente sem refeições, que em algumas regiões, são a sua principal fonte de alimentação ao longo do dia.

Por André Braga.

A crise estabelecida por meio da pandemia de Covid-19, popular “Novo Corona Vírus”, obrigou que os governos adotassem medidas extremas, porém necessárias. Uma delas é o fechamento compulsório das instituições públicas e privadas de ensino. Uma das primeiras ações adotadas, tem um duplo impacto, contraditórios entre si: por um lado, é benéfico no controle da dispersão do vírus numa sociedade, dificultando que crianças sirvam de vetores de contaminação às outras pessoas; por outro lado, como efeitos colaterais negativos, podemos começar salientando o mais óbvio de todos, que é deixar crianças e jovens sem aulas; mas também dificultar a vida de seus pais que não possuem redes de proteção social que poderiam cuidar dos seus filhos durante o horário de trabalho; por fim, ressalto o efeito mais cruel de todos, que é deixar estudantes mais desprotegidos socialmente sem refeições, que em algumas regiões, são a sua principal fonte de alimentação ao longo do dia.

Se já não bastasse tais prejuízos, se não houver sensibilidade por parte dos diretores acadêmicos em adiar concursos vestibulares, o prejuízo será inimaginável. Imaginem o quadro catastrófico na preparação para o ENEM, por exemplo, se ficarmos mais de um mês sem aulas. A preparação estará seriamente comprometida, caso não seja adiado o exame.

Contudo, o caso mais grave está nos concursos militares. Pois, as provas começam ainda no mês de junho, e seguem ao longo do início do segundo semestre. No momento da interrupção das aulas, quem se inscreveu para a prova da Academia da Força Aérea, a AFA, por exemplo, só teria mais três meses de preparação até a prova. Ou seja, um mês de paralisação significa 1/3 do tempo restante seriamente prejudicado.

Dessa forma, é preciso bom senso e um mínimo de empatia por parte das instituições acadêmicas. Muitos alunos têm “prazo de validade” para prestar tais concursos. Se ficarmos no exemplo da AFA, a idade limite é de 23 anos. Portanto, alguém que em 2020, terá sua idade limite, pode deixar escapar o sonho de toda uma vida por conta de insensibilidade.

Devido às proibições que atualmente estamos sujeitos, muitos recorrem aos cursos online. Porém, estudar não é apenas ter aula, principalmente quando o estudo está focado em algum concurso específico. Um dos pontos mais importantes da preparação é a organização do tempo e a metodologia de estudo. Muitos alunos não sabem como e o que estudar. Sem a devida orientação, mesmo que o(a) aluno(a) fique horas sobre os livros, a assimilação do conteúdo não será feita de maneira proveitosa, e não é incomum a pessoa depois de horas de estudo chegar à conclusão de que “o dia não rendeu”.

Portanto, por conta desta pandemia, os impactos imediatos que sentiremos será na economia e na condução das nossas vidas cotidianas. Na educação as consequências do fechamento só serão sentidas dentro de alguns meses. Pois, como tudo no setor, seus impactos bons ou ruins, são sempre de médio ou longo prazo.

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Edição 28/03/2024
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