Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alerj tenta a liberação de R$ 3 milhões para a Emater-RJ

Recurso pode garantir assistência ao agricultor familiar e implementar políticas públicas voltadas ao setor

A presidente da Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Lucinha (PSDB), anunciou esta semana que pretende realizar reunião com o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), para discutir o descontingenciamento de R$ 3 milhões da Emater, empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada durante audiência pública para debater os desafios da agricultura familiar, a realidade agrícola do estado e sua relação com a segurança alimentar. O encontro aconteceu no Auditório Senador Nelson Carneiro, anexo ao Palácio Tiradentes. “Junto ao deputado André Ceciliano vamos tentar fazer com que o governo do estado descontingencie esse valor, porque sem esses recursos a Emater não consegue dar assistência ao agricultor familiar e muito menos implementar suas políticas voltadas ao setor. Não dá para um órgão tão importante como esse estar com todos os seus recursos contingenciados”, disse Lucinha.
A deputada alertou ainda, em tom crítico, sobre a liberação de 57 novos agrotóxicos no mercado brasileiro, em 2019, aumentando para 2.123 o número de venenos utilizados no mercado rural do país, que é o maior consumidor desse tipo de produto no mundo. Ela disse que apenas na água que sai normalmente das torneiras já foram encontrados 27 agrotóxicos. Segundo Lucinha é importante haver um estímulo para a produção agrícola, escoamento dos produtos e, consequentemente, maior segurança alimentar para a população. A parlamentar mencionou ainda a importância da Lei 7923/2018, aprovada no ano passado, de sua autoria e dos deputados Waguinho e Márcio Canella, que prevê a Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.
“O artigo 6º da lei foi amplamente discutido e determina que dos recursos destinados à compra institucional de gêneros alimentícios in natura ou manufaturados, o Estado aplicará, no mínimo, 30% na aquisição direta de produtos de agricultores familiares para diversos fins, tais como o encaminhamento de alimentos a várias unidades, entre elas prisionais e de educação", destacou a deputada, acrescentando que o grupo pretende elaborar uma campanha sobre a importância da agricultura familiar e do consumo de alimentos sem agrotóxicos com a distribuição de panfletos, para fomentar o setor e fazer um link entre o produtor e as cooperativas junto à Emater e à 
Segurança Alimentar – A coordenadora de mercado institucional da Emater-RJ, Cristianne Mendonça, apresentou durante a audiência um plano estadual com o objetivo de melhorar a segurança alimentar no estado. “O plano foi montado no ano passado e foram definidos objetivos, estratégias e ações a serem realizadas para que possamos mudar esse quadro de insegurança alimentar no Brasil e no estado do Rio que aumenta a cada ano que passa. Nosso povo não pode ficar com fome. Nós temos uma produção bastante expressiva e temos que dar conta de atender e colocar nossa população numa situação de cidadania alimentar, garantir o acesso a esses alimentos com qualidade e variedade”, comentou Cristianne.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE