Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alerj debate reestruturação das carreiras dos policiais civis

Outro tema discutido foi o déficit de pessoal na corporação, que já é de quase 60%

A Comissão de Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma audiência pública virtual para debater a reestruturação das carreiras dos integrantes da Polícia Civil do estado. A reunião se pautou em cima das principais demandas dos servidores, como a discussão sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil e o déficit do contingente da corporação. A comissária de Polícia Civil, Márcia Bezerra, destacou a importância da reposição do atual contingente na corporação. “Pela lei, a Polícia Civil deveria contar com 26 mil servidores. Atualmente, esse número é de 8.477 servidores ativos. O déficit de vagas é de quase 60% do previsto; um policial está trabalhando por dois, a carga é muito grande e o acúmulo de funções está desgastando os servidores e o serviço, o que naturalmente já seria desgastante. Cerca de 600 policiais estão afastados por problemas psicológicos muito por causa disso”, declarou.
Após ouvir esse relato, o presidente da Comissão, deputado Rodrigo Amorim (PSL), disse que pretende ver com a cúpula da Polícia Civil e o Rioprevidência o que se pode fazer para desbloquear os cargos dos concursos que ainda estão abertos para que seja possível suprir esse déficit apresentado. “O importante é que possamos defender a instituição da Polícia Civil e seus servidores”, pontuou o parlamentar, destacando outros dois temas que serão debatidos pelo grupo de trabalho: a Lei Orgânica e o Estatuto da Polícia Civil.
Outro ponto levantado foi o reajuste dos salários de acordo com a inflação e do auxílio alimentação, que segundo o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado (SINDELPOL), Leonardo Affonso, não há reposição inflacionária: “Estamos vendo nossos salários parados e desmoronando com o aumento da inflação, e o ticket alimentação é no mesmo valor desde 2011, doze reais por dia. São assuntos que precisamos debater”.
Para o deputado Amorim, o debate foi muito importante para esclarecer as necessidades dos policiais civis. “Precisamos, agora, fazer uma audiência com o Rioprevidência e a secretaria da Polícia Civil para discutirmos temas como o teto previdenciário das carreiras desses servidores”, ressaltou. Participaram também da audiência o deputado Luiz Martins (PDT), integrantes de sindicatos e instâncias da Polícia Civil, além de representante da deputada Martha Rocha (PDT).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE