Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alerj aprova criação do Fundo Estadual de Segurança

Recursos dos royalties e doações utilizadas para reaparelhamento das estruturas policiais

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (19), em discussão única, o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 50/17, que regulamenta o Fundo Estadual de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised), criado pela Emenda Constitucional 70/17, aprovada na Casa no último dia 12. Com isso, 5% dos royalties e participações especiais pela exploração do petróleo serão destinados ao Fundo a partir de janeiro de 2018. O texto seguirá para a sanção do governador Luiz Fernando Pezão, que terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Além dos recursos dos royalties, o Fundo poderá receber doações de entidades públicas ou privadas, entre outros, que serão destinados para a implementação de programas e projetos na área. A verba não poderá ser utilizada para o pagamento de salários. Os recursos poderão ser usados para financiar o reaparelhamento dos órgãos de segurança, o pagamento do sistema de metas das polícias e de turnos adicionais dos agentes, para treinamento de policiais, entre outras ações. Além disso, 25% do que for arrecadado no ano deverá ser utilizado para apoiar projetos de desenvolvimento social associados à segurança, voltados para a educação, cultura, esporte, assistência social, infraestrutura, e ao combate à pobreza e vulnerabilidade social.

Antes da votação, os deputados se reuniram e fecharam acordo para acatar 48 das 137 emendas feitas ao projeto. O líder do Governo, deputado Gustavo Tutuca (PMDB) avaliou que as alterações representam um avanço para o projeto.

Conselho Diretor

O Fundo será gerido por um Conselho Diretor, não remunerado, formado pelos secretários de Segurança; da Casa Civil; de Defesa Civil; de Saúde; de Administração Penitenciária; de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, além de representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Alerj. Emendas feitas ao texto garantiram a entrada no conselho de um integrante da Defensoria Pública, da Procuradoria Geral do Estado, de um representante do Ministério da Justiça, e permitiu que passasse para quatro em vez de dois o número de representantes da sociedade civil. As deliberações do grupo deverão ser publicadas no Diário Oficial em até 30 dias.

Emendas que foram aglutinadas tiraram um parágrafo que permitiria diminuir o montante investido em saúde e educação, garantido pela Constituição, quando o Fised destinasse recurso para essas áreas. Um dos autores da modificação, o deputado Marcelo Freixo (PSol) disse que a medida poderia ser considerada inconstitucional. “Conseguimos garantir a supressão do parágrafo, pois reduzir o montante de recurso seria muito grave, já que hoje o governo já não consegue cumprir o mínimo estabelecido para a saúde e educação”.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE