Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ainda é muito grande o número de idosos em circulação em Teresópolis

Somente esta semana, Viação Dedo de Deus registrou a utilização de cerca de 40 mil gratuidades nos ônibus

Mesmo dentro do grupo de maior risco para a COVID-19, envolvendo a maioria das mortes em todos os países onde a doença tem registro de números altíssimos de casos, os idosos de Teresópolis continuam circulando em grande número por ruas, estabelecimentos comerciais e praças. Nesta quinta-feira (19), a reportagem do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV registrou diversos flagrantes de pessoas que, seguindo recomendações da saúde, deveriam estar em isolamento, mas não estavam o fazendo. Em uma praça na região central do município, dois aposentados, aparentemente acima dos 70 anos, ficaram um longo período se exercitando em academia popular. Em outra, jogos de cartas e conversas seguiam normalmente, como se não houvesse pandemia de coronavírus. Com números fornecidos pelas viações Dedo de Deus e Primeiro de Março, constatamos que, apesar da orientação de total isolamento para a turma da melhor idade, muita gente continua a desrespeitando: somente entre sábado e a quarta-feira (18), foram registradas 41.915 utilizações da gratuidade nos coletivos, sendo a segunda-feira o dia com maior número de registros, 11.130. Em comparação ao mesmo dia do mês de janeiro, por exemplo, o total de idosos utilizando os ônibus não foi muito diferente, 13.193 em uma segunda-feira onde não havia nenhuma informação sobre os riscos do novo coronavírus.
Se ainda não ficou clara a importância desse grupo manter o isolamento total, os dois primeiros casos de mortes no estado do Rio de Janeiro, confirmados nesta quinta-feira, envolvem dois idosos. Uma mulher de 63 anos, residente em Miguel Pereira, e um homem de 69, morador de Niterói. O aposentado era diabético e hipertenso e a mulher apresentava comorbidades. Em ambos os casos, os aposentados tiveram contato com pessoas que viajaram para o exterior. Porém, é importante frisar que já existem ocorrências de pessoas com confirmação para a COVID-19 que não tiveram nenhuma aproximação com viajantes, ou seja, já existe a contaminação local em circulação.

Voluntariado
Logicamente, entre os mais de 40 mil idosos que utilizaram o transporte coletivo nos últimos dias, muitos são pessoas que precisaram se deslocar por algum motivo realmente necessário, como, por exemplo, para algum tipo de trabalho informal para o complemento da renda mensal. Para auxiliar aqueles que têm saído de casa para fazer compras, circula em redes sociais uma corrente de voluntários para realizar esse serviço. Entre essas pessoas, jovens da Primeira Igreja Batista de Teresópolis. "Caso precise dessa ajuda, entre em contato com a Secretaria da PIBT pelo telefone (21) 2742-1979. A secretaria está coordenando os pedidos e vai tirar todas as suas dúvidas", divulgou a igreja. 

“Jovens” também devem se preocupar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na quarta-feira (18) que a doença causada pelo novo coronavírus não atinge somente idosos. Medidas de prevenção e tratamento devem ser empregadas por governos e pessoas também no caso de adultos saudáveis e até mesmo de crianças. A entidade reiterou que a maior taxa de mortalidade vem ocorrendo entre a faixa acima dos 60 anos, mas esse fato não pode justificar uma tranquilidade e um descuido no restante da população. As providências, acrescentaram os representantes da organização, devem ser tomadas por todas as pessoas. “Nos dados, o número de casos com crianças é mais baixo do que em adultos. Elas podem desenvolver doenças, mas a maioria está infectada com doenças mais leves. Mas sabemos que crianças são suscetíveis. Na China, várias evoluíram para estados mais graves. E há o registro de uma morte na China”, declarou a chefe da área de doenças da OMS, Maria Van Kerkhove. “Não é uma doença somente dos idosos. Pessoas mais jovens experimentam doença menos severa, mas temos que observar todos, até os casos mais leves. Todo caso suspeito deve ser testado. Se mostrar sintomas deve ser testado”, acrescentou o diretor executivo da OMS, Michael Ryan. 

UTILIZAÇÃO DE ÔNIBUS IDOSOS

JANEIRO
25/01 Sábado – 9.207
26/01 Domingo – 6.719
27/01 Segunda – 13.193
28/01 Terça – 12.791
29/01 Quarta – 13.011
Total: 54.921

MARÇO
14/03 Sábado – 9.115
15/03 Domingo – 5.368
16/03 Segunda – 11.130
17/03 Terça – 8.853
18/03 Quarta – 7.449
Total: 41.915

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE